SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2022

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Serra Fluminense

ÁREA TEMÁTICA - Proteção Ambiental

 

ICMBio Serra Fluminense, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Serra Fluminense.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Formação de Brigadas Voluntárias de Combate a Incêndio Florestal. Apoiar na execução do Manejo Integrado do Fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos em suas múltiplas vertentes e na Área de Proteção Ambiental Petrópolis; Apoiar na logística e organização de acampamento, alimentação e equipamento na ocorrência de grandes incêndios no PARNASO e APA PETRÓPOLIS; Apoiar diretamente no combate de grandes incêndios no PARNASO e na APA PETRÓPOLIS (somente para brigadistas formados em cursos do ICMBio, IBAMA ou IEF/Previncêndio). Realização de cursos, palestras, e atividades de educação ambiental voltadas para a prevenção de incêndios florestais, e manejo integrado do fogo. Sensibilizando as comunidades do entorno do parque quanto aos conceitos de manejo integrado do fogo e prevenção de incêndios florestais.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Serra Fluminense.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Atividades relacionadas às brigadas voluntárias já capacitadas e que não envolverem utilização de recursos da COIN. Prevenção e combate a incêndios florestal no polígono do Parque Nacional da Serra dos Órgãos , bem como do seu entorno e no polígono da Área de Proteção Ambiental Petrópolis.
  • Apoio a atividade de sensibilização e educação relacionadas à prevenção de incêndios florestais e ao uso do fogo e outros temas relacionados. Participação no Projeto do Voluntariado - Brigada na Escola.
  • Atividades internas (escritório) necessárias para operacionalização de brigadas contratadas ou voluntárias, tais como controle de material, cotação de preços, contatos com fornecedores, entre outras.
  • Apoio logístico e no planejamento, operação das atividades de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.
  • Apoio à atividades de sensibilização e educação relacionadas à prevenção de ilícitos ambientais (reuniões, palestras, eventos etc.). Realização de cursos, palestras, e atividades de educação ambiental voltadas para a prevenção de incêndios florestais, e manejo integrado do fogo, sensibilizando as comunidades do entorno das UCs quanto aos conceitos de manejo integrado do fogo e prevenção de incêndios florestais

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 15 de Fevereiro de 2022 a 31 de Dezembro de 2022 - 0h (Mensal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 23 de Fevereiro de 2022 - fim: 30 de Novembro de 2022


Público Alvo:

Possuir o curso de Brigada do ICMBio e/ou Ibama para combate direto ao fogo. Residir preferencialmente em um dos 4 municípios do entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis; Petrópolis; Guapimirim e Magé/RJ) e da Área de Proteção Ambiental Petrópolis. Saber respeitar disciplina hierárquica. Ter conhecimento prévio da UC. Bom condicionamento físico. Ser bom observador; ser proativo e imparcial; ter organização, aceitar trabalhar em grupo sob orientação e ter compromisso. Saber lidar com publico.


Orientações e recomendações da Unidade:

O edital poderá ser suspenso ou sofrer alterações em função da pandemia de COVID19. Possuir Carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação; Comprovar vacinação contra febre amarela, tétano, raiva, hepatite B e SARS-CoV-2 (Covid-19 - caso já tenha sido vacinado para 1ª e 2ª dose). Informar se possui alergias a picada de abelhas, a picada de outros insetos e a componente químico de protetores solares e repelentes de insetos. Cada voluntário(a) selecionado deverá trazer: itens de higiene pessoal, medicação de uso pessoal, cantil, roupa de campo confortável, sapato fechado, capa de chuva. Deverá seguir as regulamentações específicas das Unidades de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários, que será disponibilizado para os candidatos selecionados e as orientações da equipe de supervisão do voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, o coordenador do Programa de Voluntariado do ICMBio Teresópolis, emitirá um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade com o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. A emissão do certificado, fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final por parte do voluntário. O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim (de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio), sendo cobertos pelo ICMBio somente os gastos relativos ao transporte interno entre as sedes das UC's do NGI. Caberá aos voluntários, portanto, usar de recursos próprios para chegada até a unidade e para aquisição de material de uso pessoal (ex.: produtos de higiene, mochila, etc.). Observar as normas do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da Área de Proteção Ambiental Petrópolis.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • Transporte Interno para realização das atividades.


Critérios de Seleção:

Possuir o curso de Brigada do ICMBio e/ou Ibama para combate direto ao fogo. Residir preferencialmente em um dos 4 municípios do entorno do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis; Petrópolis; Guapimirim e Magé/RJ) e da Área de Proteção Ambiental Petrópolis. Ter conhecimento prévio das UCs. Saber respeitar disciplina hierárquica, bom condicionamento físico e ser cadastrado no Voluntariado ICMBio.

Dúvidas, entre em contato: voluntariado.icmbioteresopolis@icmbio.gov.br