SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0007/2022
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Serra Fluminense
ÁREA TEMÁTICA - Uso Público
ICMBio Serra Fluminense, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Serra Fluminense.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Proporcionar a cooperação entre sociedade civil e a gestão do ICMBio Teresópolis na busca de soluções para a conservação e manejo da Unidade de Conservação; Fortalecer o processo de gestão do Uso Público da UC e da Trilha de Longo Curso - Caminhos da Serra do Mar - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (RBTLC), sobretudo no período de alta temporada, diante da grande necessidade de serviços de apoio à visitação; Articular a oferta de trabalho voluntário com as principais demandas do ICMBio Teresópolis na área do Uso Público; Auxiliar a formação ética e cidadã do voluntário, fortalecendo a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental; Promover, estimular e engrandecer o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação Federais do País; Transformar os voluntários em potenciais multiplicadores na proteção do meio ambiente e apoiadores das Unidades de Conservação. Os voluntários participarão, sobretudo, das atividades de abertura, manejo, manutenção e sinalização de trilhas do Caminhos da Serra do Mar - Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (RBTLC). O planejamento é realizado junto a Coordenação do Caminhos da Serra do Mar e Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndio Florestal do ICMBio Teresópolis.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Serra Fluminense.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Apoio à abertura, manejo, manutenção e sinalização de trilhas e demais áreas do Caminhos da Serra do Mar - RBTLC. Participação em oficinas para confecção de placas de sinalização; Confecção e instalação de placas de sinalização;
- Participação nas atividades de coleta, compliação e análise de dados sobre a visitação no PNSO e Caminhos da Serra do Mar - RBTLC. Compilação e sistematização de dados da visitação, aplicação de pesquisas de perfil e satisfação;
- Apoio em ações de manutenção e reparo das estruturas físicas dos abrigos da parte alta do PNSO
- Atividades de levantamento de dados primários para avaliação de novas atividades de uso público ou estudos necessários para implantação de trilhas para ampliação do Caminhos da Serra do Mar - RBTLC. Avaliação de trilhas e levantamento de dados do Caminho da Serra do Mar - RBTLC e trilhas gerais do PNSO.
- Apoio a coleta e controle da informação da visitação nas Portarias do PNSO e do Caminhos da Serra do Mar - RBTLC;
- Apoio à Equipe de Comunicação do Voluntariado ICMBio Teresópolis, bem como nas mídias sociais do Caminhos da Serra do Mar - RBTLC.
- Apoio na condução ou acompanhamento de visitantes e pesquisadores no Caminhos da Serra do Mar - RBTLC.
- Apoio à Equipe de Comunicação do Voluntariado ICMBio Teresópolis aos dados do banco de imagens do Voluntariado e do Caminhos da Serra do Mar - RBTLC.
- Apoio ao ordenamento e monitoramento de visitantes nos atrativos do PNSO e do Caminhos da Serra do Mar - RBTLC.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 1 de Abril de 2022 a 31 de Julho de 2023 - 8h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 23 de Junho de 2022 - fim: 30 de Novembro de 2022
início: 2 de Março de 2023 - fim: 30 de Junho de 2023
Público Alvo:
Estar apto a concorrer às vagas qualquer pessoa com idade acima de 18 anos; Voluntários cadastrados no sistema ICMBio – Seja Um Voluntário (https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/acoes-e-programas/acoes-socioambientais-e-consolidacao-territorial-em-ucs/programa-de-voluntariado-do-icmbio) e na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso (http://www.redetrilhas.org.br). Os participantes devem estar em boas condições físicas e de saúde pois serão realizadas atividades ao ar livre que requerem bom preparo físico (caminhada média a pesada, terrenos acidentados e condições climáticas diversas). Ser bom observador; ser proativo e imparcial; ter organização, aceitar trabalhar em grupo sob orientação e ter compromisso. Ser comunicativo, saber trabalhar em grupo, ter interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.
Orientações e recomendações da Unidade:
O edital poderá ser suspenso ou sofrer alterações em função da pandemia de COVID19. Possuir Carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação; Comprovar vacinação contra febre amarela, tétano, raiva (caso tenha sido necessário, hepatite B e SARS-CoV-2 (Covid-19 - caso já tenha sido vacinado para as duas doses). Informar se possui alergias a picada de abelhas, a picada de outros insetos e a componente químico de protetores solares e repelentes de insetos. Cada voluntário(a) selecionado deverá trazer: itens de higiene pessoal, medicação de uso pessoal, cantil, roupa de campo confortável, sapato fechado, capa de chuva. Deverá seguir as regulamentações específicas da Unidade de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários, que será disponibilizado para os candidatos selecionados e as orientações da equipe de supervisão do voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, o coordenador do Programa de Voluntariado do ICMBio Teresópolis, emitirá um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade com o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. A emissão do certificado, fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final por parte do voluntário. O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim (de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio), sendo cobertos pelo ICMBio somente os gastos relativos ao transporte interno entre as sedes das UC's do NGI. Caberá aos voluntários, portanto, usar de recursos próprios para chegada até a unidade e para aquisição de material de uso pessoal (ex.: produtos de higiene, mochila, etc.). Observar as normas do Plano de Manejo do parque Nacional da Serra dos Órgãos disponível no site http://icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- Transporte Interno para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
Os candidatos inscritos serão selecionados com base na análise documental e curricular, informados no cadastro do Programa de Voluntariado do ICMBio e da Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, bem como nas informações da ficha de inscrição e em contato direto com a coordenação do Voluntariado ICMBio Teresópolis e o servidor da UC designado para apoio à seleção de voluntários. Priorizando os seguintes critérios: a) residir nos municípios abrangidos pela UC Parque Nacional da Serra dos Órgãos - ICMBio Teresópolis (Teresópolis/Petrópolis/Guapimirim/Magé) e do Caminhos da Serra do Mar; b) demonstrar interesse e ter aptidão para ocupar a vaga; c) ser comunicativo, proativo e compromissado; d) demonstrar aptidão para o trabalho em equipe.
Dúvidas, entre em contato: voluntariado.icmbioteresopolis@icmbio.gov.br