SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0002/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA
ÁREA TEMÁTICA - Uso Público
PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Proporcionar a cooperação entre sociedade civil e a gestão do PARNA Serra da Bocaina na busca de soluções para a conservação e manejo da Unidade de Conservação; 2. Fortalecer o processo de gestão do Uso Público, principalmente no período de alta temporada, diante da grande necessidade de serviços de apoio à visitação; 3. Ordenar o Uso Público na área do Parque Nacional da Serra da Bocaina em Trindade-Paraty/RJ; 4. Auxiliar a formação ética e cidadã do voluntário; 5. Promover, estimular e engrandecer o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação Federais do País; 6. Sensibilizar os voluntários sobre a importância da proteção do meio ambiente das Unidades de Conservação.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Controle de trilhas, manutenção e limpeza de trilhas e atrativos.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 15 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 28 de Fevereiro de 2019 a 6 de Março de 2019 - 10h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 23 de Janeiro de 2019 - fim: 8 de Março de 2019
Público Alvo:
O candidato deve ter habilidade em lidar com o público, ter preparo físico para caminhar em trilhas e praias, ser paciente, que saiba lidar com situações adversas e ter disposição para trabalhar até 10 horas por dia. O voluntário deverá interagir com o público e desenvolver as seguintes atividades: controle de trilhas, manutenção e limpeza de trilhas e atrativos. IMPORTANTE: 1. O voluntário deverá chegar em Paraty/RJ, com um dia de antecedência ao início do período do trabalho voluntário. 2. No primeiro dia o voluntário será capacitado e habilitado em conhecimentos básicos sobre conservação, Unidades de Conservação e sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina. No mesmo dia cada voluntário deverá fazer uma breve apresentação para a equipe envolvida no trabalho de ordenamento em Trindade sobre alguma experiência que já teve relacionada ao meio ambiente e/ou com turismo. 3. Traga repelente, protetor solar, capa de chuva e squeeze/cantil.
Orientações e recomendações da Unidade:
1. O trabalho será realizado durante o período divulgado independente do clima. 2. Traga roupa de cama e itens de higiene pessoal. 3. Sugere-se que faça um seguro (acidente / vida) que esteja vigente durante o período do trabalho voluntário.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos. Será dada preferência as pessoas que: a) demonstrar interesse e ter aptidão para ocupar a vaga; b) demonstrar interesse pela área ambiental; c) ser comunicativo, proativo e compromissado; d) demonstrar aptidão para o trabalho em equipe. INSCRIÇÕES. Para se inscrever, é necessário fazer cadastro no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio. As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema para no prazo correspondente da chamada. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: O resultado da seleção estará disponível no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio para cada voluntário a partir do dia 7 de fevereiro de 2019. Os candidatos selecionados deverão confirmar sua participação por meio do preenchimento do Plano de Trabalho que estará disponível no Sistema de gestão do voluntariado para os candidatos selecionados. CERTIFICADO: Ao final do período de serviço voluntário o Parque Nacional da Serra da Bocaina validará as atividades realizadas e o sistema de gestão do voluntariado disponibilizará certificado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade para cada voluntário. IMPORTANTE: O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício nem é remunerado, de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio). Mais informações entrar em contato com o PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA via e-mail; voluntariado.pnsb@icmbio.gov ou pelo telefone: (24) 3371- 3056.