SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Chamada Nº 0002/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
I. Analisar a estrutura da comunidade de borboletas frugívoras da Unidade de Conservação Federal Área de Relevante Interesse Ecológico Floresta da Cicuta, um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, avaliando a influência dos efeitos de borda e da sazonalidade ambiental sobre a composição e distribuição das espécies; II. Inventariar a guilda de borboletas frugívoras em duas áreas amostrais (borda e interior) na ARIE Floresta da Cicuta; III. Comparar a fauna de borboletas frugívoras entre habitats e entre as estações seca e chuvosa na ARIE em termos de riqueza, abundância, diversidade e similaridade; IV. Relacionar os dados de diversidade de borboletas frugívoras ao estado de conservação da ARIE Floresta da Cicuta.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Os voluntários selecionados irão participar das atividades de pesquisa realizadas em campo na ARIE Floresta da Cicuta. Estas incluem: I. Treinamento teórico/prático sobre as técnicas de coleta de dados; II. Apoio na instalação de oito armadilhas de atração e na coleta de dados sobre borboletas frugívoras em duas áreas amostrais (borda e interior da floresta); III. Organização e análise dos dados obtidos em campo. Observação: Todos os dados coletados pertencerão exclusivamente ao projeto de pesquisa e não poderão ser utilizados pelos voluntários para nenhum fim. Entretanto, há possibilidade de coautoria em publicações científicas de divulgação dos resultados do projeto.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 11 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 4 de Fevereiro de 2019 a 7 de Fevereiro de 2019 - 5h (Diária)
- 15 de Abril de 2019 a 18 de Abril de 2019 - 5h (Diária)
- 24 de Junho de 2019 a 27 de Junho de 2019 - 5h (Diária)
- 24 de Junho de 2019 a 27 de Junho de 2019 - 5h (Diária)
- 4 de Fevereiro de 2019 a 7 de Fevereiro de 2019 - 5h (Diária)
- 15 de Abril de 2019 a 18 de Abril de 2019 - 5h (Diária)
- 24 de Junho de 2019 a 27 de Junho de 2019 - 5h (Diária)
- 1 de Fevereiro de 2019 a 1 de Fevereiro de 2019 - 5h (Diária)
- 22 de Julho de 2019 a 25 de Julho de 2019 - 5h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 21 de Janeiro de 2019 - fim: 29 de Janeiro de 2019
Público Alvo:
Os interessados poderão ser estudantes de Graduação dos cursos de Biologia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e de áreas afins, em qualquer período/semestre; estudantes de Pós-Graduação ou profissionais já formados dessas áreas; ou estudantes de Curso Técnico em Meio Ambiente. As seguintes características são desejáveis: I. Possuir interesse nas linhas temáticas deste edital (Pesquisa e Monitoramento) e do Projeto (borboletas frugívoras); II. Possuir boa condição física, pois a coleta de dados será realizada em trilhas e picadas no interior da floresta. Ser pró-ativo, organizado e com espírito de equipe; III.Possuir disponibilidade nas datas previstas para realização do treinamento teórico/prático e para as campanhas de coleta de dados em campo.
Orientações e recomendações da Unidade:
Será coberto pelo ICMBio somente os gastos relativos à alimentação, quando necessário, e transporte do Escritório Administrativo da ARIE Floresta da Cicuta (Rua Dezoito-A, nº 68, Vila Santa Cecília – Volta Redonda) até o interior da Unidade.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
- Certificado com carga horária e atividades desenvolvidas