SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0001/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS-ARAPIUNS
ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Uso Público/Produção e Uso Sustentável/Proteção Ambiental/Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS-ARAPIUNS, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS-ARAPIUNS.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular a participação social, de forma qualificada, nas ações da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, de modo a fortalecer o processo de gestão participativa e contribuir com a implementação e divulgação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. Difundir a importância da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e ampliar a cultura do voluntariado como expressão de responsabilidade socioambiental e ética solidária. 02 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Promover maior articulação e integração entre as comunidades do entorno, sociedade civil organizada, profissionais, estudantes e a equipe gestora da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. • Ampliar a geração e divulgação de informações sobre a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, por meio de pesquisa científica, programas de comunicação social e educação ambiental. • Contribuir com as ações desenvolvidas pela equipe da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns em parceria com instituições de ensino e pesquisa, organizações da sociedade cível, associações e cooperativas, moradores do entorno, visitantes, turistas e prestadores de serviços, sensibilizando-os quanto a importância da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. • Contribuir com a formação acadêmica e profissional de estudantes da região de Santarém e entorno.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) RESERVA EXTRATIVISTA TAPAJÓS-ARAPIUNS.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- LINHA TEMATICA DE PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL. • Compilar os cronogramas de atividades das empresas de assistência técnicas. • Compilar dados e relatórios das organizações de assistência técnica. • Compilar e organizar banco de dados das principais cadeias produtivas em funcionamento da Resex Tapajós-Arapiuns • Auxiliar nas ações a serem desenvolvidas relacionadas ao Manejo Florestal Comunitário na Resex Tapajós-Arapiuns. • Apoiar as atividades de gestão da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. • Sistematizar informações úteis a gestão da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, a partir dos projetos comunitários em andamento na unidade de conservação • Participar de reuniões e colaborar na elaboração de propostas de apoio as iniciativas promissoras de manejo dos recursos naturais de unidade de conservação
- LINHA TEMÁTICA USO PÚBLICO • Apoio nas atividades de Uso Público da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns • Realizar levantamento de empresas de turismo que atuam na região da Resex Tapajós-Arapiuns; • Visitas de campo – vistoria em projetos comunitários e iniciativas produtivas. • Organizar documentação referente aos projetos comunitários existentes na unidade de conservação, concluídos e em andamento.
- LINHA TEMATICA PESQUISA E MONITORAMENTO • Colaborar na sistematização de informações sobre as pesquisas realizadas na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. • Auxiliar na implementação de banco de dados de informação de pesquisas da reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns • Realizar a coleta de dados do Programa de Monitoramento (protocolo in situ da biodiversidade), em 09 transecções localizadas em comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns; • Auxiliar na operacionalização das atividades de campo do Programa de Monitoramento da Biodiversidade; • Auxiliar na tabulação dos dados coletados pelo Programa de Monitoramento da Biodiversidade.
- LINHA TEMÁTICA PROTEÇÃO • Prestar apoio nas emissões e organização de autorizações de roçado; • Colaborar na sistematização de informações sobre os autos de infração gerados na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. • Auxiliar na implementação de banco de dados de auto de infração. • Auxiliar nas atividades de organização de logística de combate ao Fogo na Resex Tapajós-Arapiuns.
- LINHA TEMATICA GESTÃO PARTICIPATIVA OU GESTÃO SOCIOAMBIENTAL • Apoiar as atividades do Programa Gestão e Administração, através da organização de documentos e de eventos na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns; • Apoiar as atividades do Programa Qualidade de Vida e Cidadania, através da organização de emissão de autorizações de visita, declaração de morador e DAPs e outras atividades que houver; • Apoiar na elaboração de diagnósticos de políticas públicas acessadas por moradores da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns; • Auxiliar na organização dos arquivos da UC.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 5 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 11 de Março de 2019 a 20 de Dezembro de 2019 - 12h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 1 de Fevereiro de 2019 - fim: 8 de Março de 2019
Público Alvo:
Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa com idade acima de 18 anos. Será dada preferência aos moradores da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns e estudantes universitários do município de Santarém e arredores, preferencialmente dos cursos de engenharia florestal, agronomia, biologia, gestão ambiental, geografia, turismo, pedagogia, administração e áreas afins. São características desejáveis dos candidatos: conhecimentos de informática, bom relacionamento interpessoal, capacidade de trabalho em equipe, habilidade para falar em público, pró-atividade e comprometimento. Espera-se que o voluntário seja proativo, podendo propor atividades extras, principalmente a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos moradores da Resex e a Gestão da UC. Todas as atividades realizadas serão registradas no certificado de participação.
Orientações e recomendações da Unidade:
As atividades serão desenvolvidas prioritariamente em dias úteis, na Sede Administrativa da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, entretanto, poderão ser desenvolvidas atividades nos finais de semana caso necessário.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
Critérios de Seleção:
As inscrições para o Programa de Voluntariado serão realizadas no período de 01 de fevereiro a 17 de fevereiro de 2019. Os candidatos deverão realizar a inscrição on line, através do site, no link https://sejaumvoluntarioicmbio.nectosystems.com.br/voluntariado/login/ As entrevistas presenciais serão realizadas nos dias 25 e 26/02/2019, em horário comercial, na sede administrativa da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, na Avenida Tapajós, n. 2201, Aldeia. Santarém-PA. O resultado será divulgado até 08/03/2018. As atividades iniciam em 11/03/2019. Duvidas e esclarecimentos: resex.tapajos.arapiuns@icmbio.gov.br