SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0001/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Mambaí
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
ICMBio Mambaí, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Mambaí.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgate histórico na região da APA Nascentes do rio Vermelho a fim de levantar dados sobre o uso e ocupação das cavernas da APA e o resgate histórico do surgimento da cidade de Mambaí com registro audiovisual. Espera-se com esta atividade promover o senso de responsabilidade e de cidadania por meio do estudo da história local, resgatando e preservando a tradição e a memória da cidade. Fazendo com que as pessoas passem a valorizar sua origem, ou mesmo o lugar onde escolheram viver.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Mambaí.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- A atividade consiste em fazer um resgate histórico na região da APA Nascentes do rio Vermelho a fim de levantar dados sobre o uso e ocupação das cavernas da APA e o resgate histórico do surgimento da cidade de Mambaí com registro audiovisual. Espera-se com esta atividade promover o senso de responsabilidade e de cidadania por meio do estudo da história local, resgatando e preservando a tradição e a memória da cidade. Fazendo com que as pessoas passem a valorizar sua origem, ou mesmo o lugar onde escolheram viver. O voluntário deverá fazer o levantamento de atores chaves para contarem as histórias do surgimento da cidade; levantamento cronológico das primeiras pessoas que aqui viveram; visitas a pontos antigos da cidade com levantamento audiovisual; levantamento de dados históricos de uso e ocupação das cavernas da região; compilação e transcrição dos dados, digitalização dos dados; elaboração de uma proposta de sinalização turística e histórica da região; elaboração de um projeto para uma exposição intinerante de caracterização histórica da região; elaboração de uma ementa para capacitação de condutores turísticos (guias) da região. Por ser uma região em processo de ascensão turística, se faz necessário resgatar histórias para agregar valor turístico para a região, além de se fazer necessário maior valorização dos espaços naturais utilizados como atrativos turísticos. O desconhecimento das comunidades do seu patrimônio histórico e cultural, como valor fundamental para a atividade turística é um grande problema para o desenvolvimento e valorização desta atividade pelos turistas.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 5 de Fevereiro de 2019 a 4 de Março de 2019 - 6h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 4 de Fevereiro de 2019 - fim: 11 de Fevereiro de 2019
Público Alvo:
Ser comunicativo e ter desenvoltura para desenvolver atividades de campo por meio de metodologia de aplicação de questionários semi-estruturados. Ser simpático(a) e cortes com as pessoas da comunidade que serão entrevistadas.
Orientações e recomendações da Unidade:
Trazer roupas adequadas para atividades de campo (boné, sapato fechado, blusa de manga comprida); Trazer roupa de cama e banho; Não ter problemas em entrar em cavernas.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
Ser graduado ou estar cursando Antropologia/Arqueologia Ter disponibilidade para passar o mês de fevereiro na Unidade