SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0002/2023
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA
ÁREA TEMÁTICA - Proteção Ambiental
FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
A gestão da Floresta Nacional de Brasília entende, que as brigadas voluntárias desempenham um papel importante na gestão do fogo das unidades de conservação, sendo um reforço significativo na redução dos custos operacionais, do tempo de resposta nas atividades de prevenção e combate a incêndios. Além disso, o fomento a brigadas voluntárias faz com que as pessoas demonstrem a sua cidadania, desenvolvendo atividades que estimulam e aumentam a participação da sociedade na gestão das UC’s, sensibilizando a população para a conservação do meio ambiente e divulgando a importância das Unidades de Conservação. Atualmente, as questões referentes aos incêndios florestais vão além do combate, caminham para o manejo integrado do fogo. De maneira integrada, considera-se não só o manejo do fogo propriamente, mas também seus aspectos ecológicos e culturais importantes para a conservação da biodiversidade. O Manejo Integrado do Fogo considera aspectos relacionados às questões institucionais (legalidade e missão), estruturais (infra-estrutura), efeitos do regime de queima sobre a biodiversidade e os ecossistemas (ecologia do fogo); aspectos sobre a “cultura do fogo”, em que questionamentos sobre “quem”, “onde”, “como” e “quando” utiliza o fogo como ferramenta (de manejo da paisagem ou agrícola) são levados em consideração. Com isso, pretende-se diminuir o trabalho com o incidente e aumentar o foco na prevenção, com a expectativa de assim diminuir a área atingida por incêndios. As linhas de trabalho desenvolvidas nas brigadas voluntárias vão além do combate a incêndios florestais. Na conjuntura do MIF, o trabalho das brigadas voluntárias está intimamente relacionado a atividades de pesquisa, educação ambiental e comunicação. As pesquisas e produções científicas são importantes aliadas do MIF, ajudando, por exemplo, a entender os padrões e processos ecológicos e o impacto dos regimes de fogo sobre a gestão territorial e vice e versa. Assim como, as atividades de Educação Ambiental e Comunicação, garantem acesso à informação de boas práticas ao uso do fogo além de formar atores sociais conscientes quanto ao uso do fogo.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Atuar em campo, em atividades de prevenção e combate a incêndios Florestais, conforme preconizado no curso e manual de Formação de Brigadistas Florestais do ICMBio.
- Elaborar série histórica desde 98 de mapas de cicatrizes de queimas com imagem Sentinel ou afim, estipulando a área atingida por fogo (AAF) por incêndio e a data de ocorrência, segregada por época de queima (Precoce, modal e tardia) Elaborar gráfico com a AAF total de todos os anos, com linha de média. Gráfico de sazonalidade de queima (precoce, modal e tardia) Mapa de setorização da UC (fazer modelo no googleearth) Mapa de Localização, hidrografia, acessos, pontos de captação de água, pista de pouso, sede e infraestruturas Gráfico das normais climatológicas de temperatura, precipitação e evaporação anuais (ao longo dos últimos 20 anos?) e mensais. (média dos meses ao longo do ano)
- Apoio a queimas controladas e prescritas; Apoio a Combate a Incêndios Florestais; Apoio na organização e segurança dos brigadistas.
- Desenvolver protocolo de abordagem; Desenvolver materiais informativos; Planejamento, coordenação e execução de ações de manejo integrado do fogo, voltadas para o MIF.
- Monitoramento de pesquisa sobre fogo: Propor e coordenar aplicação de protocolos de monitoramento de pesquisa sobre fogo; Apoiar as atividade do programa Monitora em ambientes campestres e savânicos; Apoiar as atividades de restauração ambiental em áreas degradadas; Realizar Levantamento de dados; Aplicação de questionários; Execução dos protocolos de pesquisa. Comunicação sobre MIF: Apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação e comunicação social, como folhetos, panfletos, mapas, materiais de interpretação ambiental, entre outros; Organização de banco de imagens da unidade de conservação.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 1 de Maio de 2023 a 31 de Março de 2024 - 10h (Mensal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 9 de Maio de 2023
Período(s) de inscrição:
início: 16 de Fevereiro de 2023 - fim: 8 de Maio de 2023
Público Alvo:
O perfil desejado para Voluntários com a finalidade de apoio a Combate a incêndios ou queimas prescritas, deverá incluir: - Residir próximo á Floresta Nacional de Brasília; - Ter disponibilidade para contribuir com as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais (em especial nos meses de Abril a Outubro); - Possuir boa capacidade física; - Saber trabalhar sob pressão; - Possuir habilidades profissionais ou empíricas relacionadas ao tema; -Ter bom relacionamento social.
Orientações e recomendações da Unidade:
A FLONA de Brasília não possui alojamento, assim, recomendamos que o voluntário tenha meios próprios de locomoção. As atividades de Prevenção e Combate a incêndios requerem uma capacitação prévia, a ser ministrada pela equipe da Flona de Brasília, e só poderão desempenhar atividades junto ao fogo aqueles que forem aprovados. As atividades preventivas estão previstas para ocorrer a partir de março se estendendo até junho. Enquanto a temporada de incêndios costuma finalizar em novembro. As atividades desenvolvidas pela Brigada Voluntária incluem: Geo processamento, confecção de mapas e gráficos em geral; Desenvolvimento de protocolo de abordagem, materiais informativos para Educação Ambiental sobre MIF; Apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação e comunicação social, como folhetos, panfletos, mapas, materiais de interpretação ambiental, entre outros, organização de banco de imagens da unidade de conservação; Monitoramento de pesquisa sobre fogo.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- apoio para alimentação.
Critérios de Seleção:
- Certificado de conclusão de curso EAD de "Programa de Voluntariado nas Unidades Organizacionais do ICMBio", realizado pela EVG-ENAP, através do site https://www.escolavirtual.gov.br/curso/355 ; e, - Certificado de conclusão de curso EAD de "Voluntariado no ICMBio: Manejo Integrado do Fogo", realizado pela EVG-ENAP, através do site https://www.escolavirtual.gov.br/curso/540
Dúvidas, entre em contato: ngidescoberto.brasilia@icmbio.gov.br