SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0003/2023

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Carajás

ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Educação Ambiental/Uso Público/Produção e Uso Sustentável/Comunicação/Atividades Comuns a Diversos Processos

 

ICMBio Carajás, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Carajás.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Promover e divulgar as Unidades de Conservação na região, fortalecendo a participação social na gestão socioambiental; 2. Envolver a sociedade no Programa de Voluntariado a partir de uma formação teórica, prática e vivências na gestão das unidades de conservação de Carajás; 3. Envolver os voluntários em atividades de gestão e educação ambiental, uso público, produção e uso sustentável, pesquisa, eventos e ações de divulgação da UC.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Carajás.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Apoio à implementação do Programa Nacional de Voluntariado (mobilização, comunicação, levantamento e sistematização de informações, organização de eventos, elaboração de metodologias, registros escritos e fotográficos, entre outras atividades).
  • Apoio à implementação de Conselhos Gestores (mobilização comunitária, criação, formação, renovação, realização de reuniões, registros escritos e fotográficos, sistematização de informações, entre outras).
  • Apoio no levantamento e sistematização de informações sobre os produtos da sociobiodiversidade e diagnóstico das atividades produtivas existentes e/ou potenciais.
  • Apoiar as ações de comunicação nas unidades descentralizadas do ICMBio, tais como preparação de releases para divulgação de eventos em diferentes meios de comunicação interna e externa; diagramação de materiais de comunicação e educativos, tais como folhetos, cartilhas, banners, cartazes e outros; preparação de material audiovisual; fotografias; e organização de banco de imagens.
  • Ações de apoio e fortalecimento da organização social para o desenvolvimento sustentável da região, através da implementação do Projeto Agriculturas de Conservação e ao extrativismo.
  • Apoio à implementação dos projetos de educação ambiental: Programa Comunidade Vai à Floresta, Sala Verde e Projeto Político-Pedagógico de Educação Ambiental (PPPEA)
  • Apoio a atividades relacionadas ao uso público tais como: agendamento de visitas, preparação de autorizações, credenciamento de condutores, recepção e orientação dos visitantes, condução ou acompanhamento de visitantes, pesquisadores ou outros, desenvolvimento de cursos e palestras para condutores, visitantes ou parceiros.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 80 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 17 de Maio de 2023 a 31 de Dezembro de 2024 - 20h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 10 de Maio de 2023

Período(s) de inscrição:

início: 24 de Abril de 2023 - fim: 8 de Maio de 2023


Público Alvo:

1-O candidato deve ter a partir de 18 anos; 2-Ter afinidade com as questões socioambientais e interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais; 3-Ser comunicativo e proativo; 4-Saber trabalhar em equipe;


Orientações e recomendações da Unidade:

1. Dada a seleção dos voluntários, estes passarão por um processo de formação continuada promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e instituições parceiras. O processo de formação será dividido em atividades teóricas e prática. O conteúdo programático contará com temáticas sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, educação ambiental crítica como instrumento de gestão ambiental, além das particularidades da fauna e flora da região de Carajás, arqueologia entre outros; 2. O Módulo teórico será realizado de forma presencial e remota, o voluntário deve ter 75% de participação nesta etapa para seguir a formação. O módulo prático será realizado presencialmente em uma imersão de 5 dias nas unidades de conservação. O cronograma da formação: horário e data das disciplinas serão definidos após a conclusão da seleção. A estrutura para participação nas atividades remotas, tais como acesso a computador e internet, ficarão a cargo de cada participante; 3. Após a primeira etapa da formação, será iniciado o envolvimento dos candidatos nos projetos e açoes desenvolvidas pelo NGI Carajás, onde os voluntários poderão contribuir na gestão, no manejo e na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais; 4. Todas as fases do período de formação são avaliativas e de caráter obrigatório, de forma que o candidato que não participar de todas às etapas da formação será considerado inapto para continuação no programa; 5. Cabe ressaltar que o processo de formação é contínuo, de maneira que treinamentos, cursos e oficinas são realizados ao longo do exercício do serviço voluntariado. É fundamental que os voluntários tenham disponibilidade a participar das referidas formações.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • transporte para realização das atividades.


Critérios de Seleção:

1-Ter formação, estar cursando ou ter experiências na área socioambiental e/ou prestação de serviços voluntários; 2-Ter disponibilidade para participação em todas as etapas da formação e das atividades do programa; 3-Residir em Parauapebas, Marabá ou entorno.

Dúvidas, entre em contato: (94) 3346-1106 - comunicacao.carajas@icmbio.gov.br