SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0005/2023
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Uso Público
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Identificar as demandas e potencialidades do quilombo em relação ao turismo de base comunitária, por meio de levantamento de informações e diálogo com os moradores. - Desenvolver roteiros turísticos que valorizem a cultura e os recursos naturais do quilombo, promovendo a sustentabilidade ecológica e cultural. - Buscar parcerias e apoios de empresas, instituições e órgãos governamentais. - Auxiliar na organização da comunidade, capacitando-a para receber e atender os turistas com qualidade e respeito à diversidade cultural. - Promover a educação ambiental crítica junto à população local e incentivar a participação ativa da comunidade no desenvolvimento do turismo de base comunitária.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Identificar os produtos e serviços locais, considerando o planejamento de trilhas da UC, e mapear os atores locais.
- Promover a capacitação de condutores de visitantes, empreendedores locais, entre outros parceiros estratégicos identificados.
- Prospecção de novos traçados de trilha e espaços de uso público visando diversificar as oportunidades de visitação. Desenvolvimento de projetos de sinalização geral e interpretativa para os locais.
- Incentivar a comercialização dos produtos e serviços locais e valorização cultural.
- Apoiar as necessidades de credenciamento de condutores, o estabelecimento de parcerias, além do monitoramento e avaliação das atividades e resultados.
- Sensibilização junto à comunidade, identificação das necessidades de capacitação, desenvolvimento de campanhas de conscientização e atividades de interpretação ambiental.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 3 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 8 de Maio de 2023 a 28 de Julho de 2023 - 40h (Mensal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 8 de Maio de 2023
Período(s) de inscrição:
início: 1 de Maio de 2023 - fim: 5 de Maio de 2023
Público Alvo:
- Conhecimento e/ou experiência em turismo de base comunitária e/ou gestão de projetos sociais; - Sensibilidade e respeito à diversidade cultural, com habilidade para dialogar e trabalhar em equipe com diferentes grupos sociais; - Facilidade em lidar com pessoas, ser comunicativo e estar disposto a compartilhar conhecimentos e aprender com a comunidade local; - Capacidade de organização e planejamento, para auxiliar na estruturação e execução do projeto de turismo comunitário; - Flexibilidade e adaptabilidade à novas realidades (gestão adaptativa), considerando que o projeto está em construção permanente.
Orientações e recomendações da Unidade:
A intenção com este edital é de formalizar o voluntariado do projeto de turismo de base comunitária. Além disso, procura-se colaboradores, no modo de trabalho à distância, para auxiliar nas tarefas de planejamento, parcerias, entre outras tarefas de escritório. Orientações: 1) Manter atualizado o registro de frequência no Sistema do voluntariado; 2) Traga repelente, protetor solar e roupas apropriadas para o trabalho em campo, ex: camisa manga longa com proteção UV, calça comprida e leve, bota ou tênis fechado e confortável, boné, capa de chuva, casaco.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
Critérios de Seleção:
Conhecimento sobre Turismo de Base Comunitária; Boa capacidade de escrita e síntese; Intenção de auxiliar no desenvolvimento do projeto; Proatividade; Facilidade para trabalhar em equipe; O Voluntariado do ICMBio se reserva o direito de realizar o desligamento do estagiário a qualquer momento, caso este não se adeque às necessidades do Projeto ou venha agir de forma negativa ao bom desenvolvimento do trabalho.
Dúvidas, entre em contato: 5511995303237