SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Chamada Nº 0002/2023
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Participar como voluntário ou voluntária no Programa de Monitoramento Participativo da Pesca, na Reserva Extrativista Marinha Lagoa do Jequiá, localizada no município de Jequiá da Praia. Os objetivos específicos são: 1. Avaliar o alcance dos objetivos de criação da RESEX Jequiá, que inclui o uso sustentável da biodiversidade. 2. Realizar monitoramento participativo da pesca e biodiversidade associada como forma de garantir o uso sustentável dos recursos pesqueiros na RESEX Jequiá; 3. Monitorar peixes de importância socioeconômica; 4. Qualificar as artes e petrechos de pesca na RESEX; 5. Gerar subsídios para elaboração de Plano Específico de pesca na RESEX; 6. Conhecer a produção pesqueira da RESEX; 7. Identificar perfil dos pescadores/as beneficiários da RESEX; 8. Monitorar recursos e valores previstos da UC, especificamente: crustáceos e carapeba; 9. Gerar uma linha de base para avaliação de crescimento/decréscimo das populações de peixes na lagoa do Jequiá. 10. Dar condições para os pescadores(as) sistematizar informações sobre suas produções; 11. Sensibilizar a classe pesqueira em relação aos benefícios do monitoramento da biodiversidade; 12. Apoiar a visibilidade da pesca artesanal tradicional e o acesso a políticas públicas e a aos direitos básicos dos cidadãos;
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA LAGOA DO JEQUIÁ.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Tabular os dados coletados; Sistematizar os dados e apoiar a elaboração de relatórios;
- Participar de reuniões comunitárias e mobilização das comunidades; Participar em eventos de capacitação
- Acompanhar e registrar, junto aos pescadores e pescadoras, dados sobre os tipos de artes de pesca, embarcações, capturas, esforço pesqueiro, e comercialização do pescado; Os dados serão registrados em celulares (aplicativo ODK) ou em formulários de campo; As informações preenchidas pelos próprios pescadores em seus cadernos de automonitoramento serão fotografadas para posterior digitação em planilhas; Apoiar à realização de biometria das espécies de maior importância econômica e cultural;
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 7 de Agosto de 2023 a 1 de Agosto de 2024 - 4h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 3 de Agosto de 2023
Período(s) de inscrição:
início: 3 de Agosto de 2023 - fim: 3 de Agosto de 2023
Público Alvo:
Ter 18 anos ou mais; Conhecimento básico do pacote Office; Possuir smartphone pra poder sistematizar os dados coletados; Ensino superior (formado ou cursando)*. *Para os voluntários dos povoados de Jequiá da Praia, será necessário apenas ter o ensino médio completo
Orientações e recomendações da Unidade:
É necessário disponibilidade para realização de atividades de campo; Os EPIs necessários serão disponibilizados pela unidade de conservação, assim como será oferecido alimentação para a atividade/hospedagem caso necessário; Todos os voluntários passarão por um treinamento; As coletas de campos serão feitas inicialmente em aplicativos instalados no celular do voluntário, logo, é necessário possuir um celular; Frequência diária (segunda a sexta) com possibilidade de adaptação de agenda para finais de semana.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
Dúvidas, entre em contato: 082-32765183