SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2019

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Antonina-Guaraqueçaba

ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade

 

ICMBio Antonina-Guaraqueçaba, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Antonina-Guaraqueçaba.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ampliar a participação social na gestão do Parque Nacional do Superagui ; Realizar a coleta de campo de dados do Programa Monitora- componente Florestal no ano de 2019 no Parque Nacional do Superagui; Realizar amostragem de aves e mamíferos de médio e grande porte, com metodologia de avistamento diurno; Realizar amostragem de borboletas frugívoras por armadilhas de coleta (Van Someren-Rydon/VSR).

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Antonina-Guaraqueçaba.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • - Amostragem Borboletas: Instalação de 16 armadilhas de coleta de borboletas (Van Someren-Rydon/VSR) dispostas em 4 unidades amostrais. Revisão e troca de isca a cada 48 horas. - Amostragem de aves e mamíferos: Método de visualização direta e registros complementares indiretos em 5000 metros de trilha. - Demais atividades: Confecção de iscas de borboletas; Registro fotográfico das espécies amostradas; Planilhamento dos dados de campo. - Trilhas amostradas Trilha Bertioga: 1500 metros de extensão; amostragem de borboletas. Pernoite no alojamento do Parque, na comunidade Barra do Superagui. Acesso embarcado à trilha. Trilha Praia Deserta: 5000 metros de extensão; amostragem de borboletas, amostragem de aves e mamíferos, pontos de escuta para mico-leão-da-cara-preta (MLCP). Pernoite acampado no camping Dona Rosa, na Praia Deserta. Acesso a trilha a pé ou de bicicleta. As amostragens serão realizadas em duas campanhas de sete dias. O voluntário pode se inscrever para somente uma campanha, entretanto será dada preferência para o voluntário que se inscrever nas duas campanhas. Em cada campanha os voluntários serão divididos em duas equipes. As equipes terão oportunidade de amostrar as duas trilhas, realizando todos os métodos amostrais. Está prevista a troca das equipes entre as trilhas Bertioga e Praia Deserta na metade do período amostral.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 12 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 25 de Março de 2019 a 2 de Abril de 2019 - 8h (Diária)
  • 22 de Abril de 2019 a 30 de Abril de 2019 - 8h (Diária)
  • 1 de Abril de 2019 a 31 de Maio de 2019 - 8h (Diária)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 8 de Março de 2019 - fim: 17 de Maio de 2019


Público Alvo:

Preparo físico para caminhada em trilhas; Capacidade de trabalhar em equipe; Disposição para o trabalho em campo (chuva, sol, insetos, espinhos, etc); Persistência e capacidade de observação.


Orientações e recomendações da Unidade:

Será ofertada alimentação e hospedagem (alojamento e camping) aos voluntários; O voluntário deverá levar seu material de campo e acampamento, assim como itens de uso e proteção individual;


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • apoio para alimentação.
  • transporte para realização das atividades.
  • Transporte de Paranaguá- Superagui- Paranaguá no início e fim da campanha


Critérios de Seleção:

Residência em município próximo ao Parna Superagui; Familiaridade com o bioma mata atlântica e fauna associada; Experiência de amostragem biológica em campo. As datas das atividades em campo serão definidas a depender de critérios meteorológicos. Os voluntários serão contatados individualmente quando da definição das datas.