SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0012/2023
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Serra Fluminense
ÁREA TEMÁTICA - Atividades Comuns a Diversos Processos
ICMBio Serra Fluminense, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Serra Fluminense.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apoiar a gestão da Unidade de Conservação no levantamento de dados e sistemas geográficos, na produção de informações espaciais e confecção de mapas diversos, na organização de banco de dados geográficos, na análise e interpretação de dados espaciais, no registro e sistematização de informações geográficas e socioambientais, na elaboração de documentos técnicos e educativos diversos relacionados à geoinformação.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Serra Fluminense.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Apoiar a gestão da Unidade de Conservação no levantamento de dados e sistemas geográficos, na produção de informações espaciais e confecção de mapas diversos, na análise e interpretação de dados espaciais.
- Apoiar a gestão da Unidade de Conservação na sistematização de informações geográficas e socioambientais.
- Apoiar a gestão da Unidade de Conservação no registro e sistematização de informações geográficas e socioambientais, na elaboração de documentos técnicos e educativos diversos relacionados à geoinformação.
- Apoiar a gestão da Unidade de Conservação na organização de banco de dados geográficos.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 4 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 23 de Outubro de 2023 a 31 de Julho de 2024 - 10h (Semanal)
- 23 de Outubro de 2023 a 30 de Agosto de 2024 - 4h (Semanal)
- 23 de Outubro de 2023 a 19 de Setembro de 2024 - 10h (Mensal)
- 23 de Outubro de 2023 a 17 de Setembro de 2024 - 10h (Mensal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 20 de Outubro de 2023
Período(s) de inscrição:
início: 27 de Setembro de 2023 - fim: 13 de Outubro de 2023
Público Alvo:
Habilidades Técnicas: Ter conhecimento e experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto, GPS e banco de dados; saber trabalhar com QGIS, Google Earth e pacote office básico (Word, Excel e PowerPoint). Habilidades pessoais: Possuir disposição e afinidade com trabalho de campo e escritório; ser paciente e saber trabalhar em equipe; ser proativo. Condição Técnica: Possuir notebook pessoal para realização dos trabalhos, em casa e no escritório do Parque.
Orientações e recomendações da Unidade:
Possuir Carteira de identidade ou qualquer outro documento público de identificação. Comprovar vacinação contra febre amarela, tétano, raiva, hepatite B e SARS-CoV-2 (Covid-19). Informar se possui alergia a picada de abelhas ou outros insetos e a componente químico de protetores solares e repelentes de insetos. Cada voluntário(a) selecionado deverá trazer: itens de higiene pessoal, medicação de uso pessoal, cantil, roupa de campo confortável, sapato fechado, casaco, capa de chuva, notebook e alimentação. Será disponibilizado vaga para pernoite na sede Teresópolis somente para o(a) voluntário(a) selecionado(a) de outro município. Nesse caso, orientamos trazer material para pernoite (roupa de cama e banho) também. Deverá seguir as regulamentações específicas da Unidade de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários, que será disponibilizado para os candidatos selecionados, e as orientações da equipe de supervisão do voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, o coordenador do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra dos Órgãos emitirá um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, com o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. A emissão do certificado fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final por parte do voluntário. O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim (de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016-ICMBio), sendo cobertos pelo ICMBio somente os gastos relativos ao deslocamento interno entre as sedes da UC. Caberá aos voluntários, portanto, usar de recursos próprios para o transporte até a unidade, para aquisição de material de uso pessoal (produtos de higiene, mochila etc.) e para sua alimentação. Observar as normas do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- transporte para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
Maior de idade; Disponibilidade nos períodos especificados nesta chamada; Disponibilidade para trabalhar presencialmente, na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis/RJ, entre 14h e 17h no mínimo uma vez por semana; Conhecimento e experiência em geoprocessamento, sensoriamento remoto, GPS e banco de dados; Conhecimento de QGIS, Google Earth e pacote office básico (Word, Excel e PowerPoint). Possuir notebook pessoal para realização dos trabalhos. Possuir acesso à internet em casa.
Dúvidas, entre em contato: (92) 99192-3362 zap