SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0015/2023
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio NGI Noronha
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
ICMBio NGI Noronha, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio NGI Noronha.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Apoiar a área de pesquisa do ICMBIO e os monitoramentos rotineiros de qualidade ambiental de piscinas naturais, pontos de mergulho autônomo e lixo marinho. - Gerenciar e atualizar banco de dados - Contribuir com o programa de voluntariado de maneira ampla, inclusive em demandas socioambientais - Orientar e apoiar pesquisas científicas realizadas nas Unidades de Conservação de Fernando de Noronha - apoio eventual à outras áreas temáticas, principalmente ao uso público (uma vez por semana), e às atividades de rotina de equipe e alojamento (compras e manutenção);
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio NGI Noronha.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Administração de bancos de dados sobre autorizações e relatórios SISBIO Elaboração de material de divulgação e produção científica Listas de ocorrência e espécies ameaçadas Organização e compilação de dados de pesquisas
- Monitoramento de lixo marinho Monitoramento de piscinas naturais Monitoramento de biodiversidade marinha
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 2 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 3 de Outubro de 2023 a 30 de Março de 2024 - 40h (Semanal)
- 1 de Setembro de 2023 a 2 de Outubro de 2023 - 40h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 2 de Outubro de 2023
Período(s) de inscrição:
início: 30 de Setembro de 2023 - fim: 2 de Outubro de 2023
Público Alvo:
Pessoa sociável para trabalhos em grupo e disposição para palestras e atendimento a visitantes Adaptável e disposto a novos trabalhos Senso de coletividade para convivência e residência com outros colegas, outros costumes e etc. Atento para seguir regras (inclusive sanitárias) e normas de conduta pessoal, no trabalho e fora dele. Aptidão e saúde para fazer trilhas, nadar e mergulhar. Graduação na área ambiental (Ecologia, Biologia, Oceanografia, Ciências Ambientais) Experiência de campo e atividades ao ar livre Certificação de mergulho: preferencialmente Advanced Open Water Bom conhecimento em informática e excel IMPORTANTE: O período entre 18/03 e 18/04 será feito de forma on-line (20 horas semanais) e entre 18/04 e 18/07 será presencial na ilha de Fernando de Noronha ( 40 horas semanais).
Orientações e recomendações da Unidade:
É obrigatório o candidato acessar o site "https://www.parnanoronha.com.br/voluntariado" para verificar o descritivo do voluntariado de Fernando de Noronha.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
- Passagem no trecho REC-FEN-REC (Somente RECIFE); A alimentação é cozinhada pelo próprio voluntário;
Critérios de Seleção:
Será dada prioridade também para ex-voluntários do programa de Noronha ou de outros Parques.