SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0001/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO
ÁREA TEMÁTICA - Uso Público
MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
a) Proporcionar a cooperação entre sociedade civil e a gestão do Monumento Natural do Rio São Francisco na busca de soluções para a conservação e manejo da Unidade de Conservação; b) Fortalecer o processo de gestão do Uso Público, sobretudo no período de alta temporada, diante da grande necessidade de serviços de apoio à visitação; c) Articular a oferta de trabalho voluntário com as principais demandas do Monumento Natural do Rio São Francisco na área do Uso Público; d) Auxiliar a formação ética e cidadã do voluntário, fortalecendo a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental; e) Promover, estimular e engrandecer o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação Federais do País; f) Transformar os voluntários em potenciais multiplicadores na proteção do meio ambiente e apoiadores das Unidades de Conservação.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) MONUMENTO NATURAL DO RIO SÃO FRANCISCO.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Avaliar possíveis rotas de trilhas já existentes na UC, com intuito de sinalizar e ordenar essas trilhas para o uso público e visitar in loco essas trilhas para realizar a analise da viabilidade.
- Planejar e executar juntamente com parceiros da UC, cursos para condutores, visitantes e comunidade do entorno.
- Desenvolver formas de divulgação simples , eficientes e de baixo custo para divulgar os atrativos da UC.
- Organizar o banco de imagens da UC para ser utilizado em ações futuras.
- Coletar junto aos pontos de visitação o numero de visitas/visitas para serem compilados e analisados pela gestão da UC e pela CGEUP.
- Realizar visitas periódicas nos pontos de visitação, trilhas e possíveis locais de instalação de camping para identificar ações de manejo e sinalização, bem como desenvolver novos atrativos dentro da UC.
- Apoiar atividades que identifique a necessidade de reordenamento da visitação em um dos atrativos do MONA do Rio São Francisco, ou seja, ter o contato direto nas trilhas e pontos de visitação com o visitante, orientando para que este se comporte de maneira adequada e alinhadas com os objetivos da UC.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 10 de Maio de 2019 a 19 de Julho de 2019 - 12h (Semanal)
- 11 de Maio de 2019 a 14 de Julho de 2019 - 12h (Semanal)
- 11 de Maio de 2019 a 14 de Julho de 2019 - 12h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 12 de Abril de 2019 - fim: 3 de Maio de 2019
Público Alvo:
Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos. - Será dada preferência a estudantes universitários e profissionais nas áreas de turismo,História, Geologia, Arqueologia , ciências biológicas, ciências da terra, ciências sociais e demais áreas afins. - Espera-se que o voluntário seja proativo podendo propor atividades extras, principalmente aquelas voltadas para o público da visitação. - O voluntário deve ter disponibilidade para atuar no atendimento aos visitantes durante os finais de semana e feriados. - É desejável que o voluntário possua conhecimentos básicos sobre a flora e fauna local, seja bom observador e tenha organização e compromisso. - O voluntário deve estar em boa forma física pois poderá realizar caminhadas em longas trilhas.
Orientações e recomendações da Unidade:
Estar preferencialmente em dia com a vacinação anti-tetânica e contra febre amarela. Utilização de EPI completo, Bom condicionamento físico Contratação de seguro de vida (recomendação), A alimentação(lanche) será por conta do voluntário.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- transporte para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
A aceitação do candidato no programa de Voluntariado está vinculada a: 1. Entrega da ficha de inscrição e currículo no prazo estipulado pelo edital; 2. Análise de currículo; 3. Análise da ficha de inscrição. A seleção dos candidatos priorizará os seguintes critérios: a) Estudantes e profissionais de áreas afins. b) Ter experiência em voluntária em Unidades de Conservação. c) Ser comunicativo, proativo e compromissado. d) Demonstrar aptidão para o trabalho em equipe. e)Ser morador de uma das cidades que estão inseridas na Unidade. f) Ser guia ou condutor atuante no Monumento Natural do Rio São Francisco