SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Chamada Nº 0002/2024
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Iperó
ÁREA TEMÁTICA - Uso Público/Manejo de plantios florestais de espécies exóticas e nativas e viveiros de mudas
ICMBio Iperó, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Iperó.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Local de atuação: FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA. Esta chamada tem como objetivos específicos: estimular o envolvimento da sociedade nas ações de operacionalização da visitação na Floresta Nacional de Ipanema, em especial da população dos municípios próximos à esta unidade de conservação; desenvolver e testar propostas de materiais e atividades educativos e de sensibilização sobre o problema das espécies exóticas invasoras; apoiar a implantação do projeto de visitação com objetivo educacional "Bosque dos Sabores", promover a troca de experiências entre a equipe da unidade de conservação e voluntários(as).
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Iperó.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Apoio na organização do viveiro de mudas da Flona.
- O foco principal deste período de voluntariado será a elaboração de material educativo e informativo para dois projetos desenvolvidos na Flona de Ipanema: i) monitoramento e controle de espécies exóticas invasoras; e ii) visitação com objetivo educacional sobre plantas nativas comestíveis.
- Desenvolvimento de atividades lúdicas e jogos sobre o tema das espécies exóticas invasoras e sobre plantas nativas comestíveis - em ambos os casos serão abordadas as espécies presentes na Flona de Ipanema. As atividades propostas serão aplicadas na forma de teste aos visitantes, ao longo do período de voluntariado.
- Realização de atividades lúdicas, de sensibilização e interpretação ambiental para o público infanto-juvenil, no Centro de Visitantes, Museu, áreas de visitação no sítio histórico, área de lazer, trilha das cigarras/cemitério protestante, viveiro florestal e outros locais permitidos para visitação.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 5 de Janeiro de 2024 a 27 de Dezembro de 2024 - 8h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 2 de Janeiro de 2024 - fim: 24 de Janeiro de 2024
Público Alvo:
Esta chamada é dirigida a pessoas com 18 anos ou mais e que tenham cursado, pelo menos, o ensino médio, que gostem de trabalhar com o público, tenham boa capacidade de comunicação interpessoal e disposição para trabalhar em grupo. As atividades que serão desenvolvidas também requerem organização, responsabilidade, cordialidade e iniciativa. É importante que os/as voluntários(as) tenham meios próprios para chegar até o Centro de Visitantes da Floresta Nacional de Ipanema, pois não será fornecido transporte até esse local.
Orientações e recomendações da Unidade:
As atividades serão desenvolvidas no período de 05/01 a 27/12/2023, das 9h às 17h30, com intervalo para almoço. O trabalho será realizado nas áreas abertas à visitação na Floresta Nacional de Ipanema, incluindo Centro de Visitantes, sítio histórico, trilhas de diferentes extensões, áreas de lazer e outras. Será fornecido alojamento, se necessário. As/Os voluntárias(os) deverão providenciar alimentação, roupa de cama e toalhas (será fornecido travesseiro e edredon), roupas para trabalho de campo e atendimento ao público (calças compridas, tênis ou bota para caminhada, boné ou chapéu, capa de chuva), repelente e protetor solar. Há possibilidade de realização de atividades teóricas remotas, quando envolvendo pesquisas online e produção de textos. Sugerimos que façam o curso online gratuito sobre o Voluntariado ICMBio, no link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/355
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- uniforme de voluntariado
Dúvidas, entre em contato: beatriz.gomes@icmbio.gov.br