SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0001/2024
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O trabalho voluntário na área temática de Ciência e Pesquisa no Parque Nacional do Iguaçu tem como objetivo apoiar e fortalecer as atividades científicas e de pesquisa desenvolvidas no local. Busca-se aprimorar o conhecimento ambiental, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o desenvolvimento de estudos que possam beneficiar a gestão do Parque.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Atividades: 1. Apoio em Acordos de Cooperação Técnica: ● Apoiar realização de Acordo de Cooperação Técnica do ICMBIO-PNI com instituições de ensino superior ● Realizar levantamento de instituições de ensino superior interessadas em firmar acordos de cooperação técnica com o ICMBio. ● Elaborar propostas e documentação necessária para a formalização dos acordos. ● Participar de reuniões e eventos para apresentar as oportunidades de cooperação. 2. Apoio em Atividades Didáticas: ● Colaborar com a equipe na organização de atividades didáticas voltadas para visitantes, escolas e grupos educacionais. ● Desenvolver material educativo relacionado à biodiversidade local. ● Auxiliar na execução de programas educacionais, palestras e visitas guiadas.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 20 de Fevereiro de 2024 a 20 de Fevereiro de 2025 - 6h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 12 de Fevereiro de 2024
Período(s) de inscrição:
início: 31 de Janeiro de 2024 - fim: 7 de Fevereiro de 2024
Público Alvo:
● Interesse em ciência, pesquisa e conservação ambiental. ● Boa comunicação e habilidades interpessoais. ● Capacidade de trabalhar em equipe e disposição para aprendizado, comprometimento com a ética e práticas sustentáveis.
Orientações e recomendações da Unidade:
É de responsabilidade do voluntário o custeio do transportede ida e volta de seus locais de origem até a sede do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR, e o custeio de sua alimentação. O Programa não envolve qualquer tipo de remuneração. O voluntário selecionado deverá: 1) Manter atualizado o registro de frequência no Sistema do voluntariado; 2) Apresentação da carteirinha de vacinação com imunização completa para COVID 19 3) O trabalho será realizado durante o período divulgado independente do clima. 4) Sugere-se que faça um seguro (acidente / vida) que esteja vigente durante o período do trabalho voluntário. IMPORTANTE: 1) Traga repelente, protetor solar, capa de chuva e squeeze/cantil
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- Curso Online obrigatório com 40h.
Critérios de Seleção:
● Experiência na organização de eventos científicos, facilitação de pesquisas, atendimento a pesquisadores e auxílio na organização de expedições científicas. ● Formação acadêmica: Mestrado concluído - Doutorado em curso será um diferencial.