SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0001/2024
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBIO Guanabara
ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Comunicação/Administração e logística
ICMBIO Guanabara, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBIO Guanabara.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apoio nas demandas na área de Comunicação, Administração e Gestão Participativa da APA de Guapi-Mirim e ESEC da Guanabara.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBIO Guanabara.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Atividades relacionadas formação e operacionalização de conselhos gestores, desenvolvimento de programas específicos como Jovens Protagonistas, realização de eventos e mobilização de outros voluntários. Organização e sistematização de informações relacionadas à área de gestão socioambiental.
- Organização de acervo de imagens digitais, organização acervo físico de materiais informativos das UCs, auxílio na elaboração e diagramação de material de divulgação das UCs, assistência no levantamento de informações históricas das UCs e de reportagens e vídeos nas mídias, etc. Elaboração de informativos e materiais de divulgação. Confecção de notas para a imprensa, informes internos, selecionando clippings de notícias a respeito da unidade. Geração e organização do acervo audiovisual. Design gráfico de materiais informativos.
- Organização de acervo da biblioteca, levantamento e elaboração de lista de contatos das escolas da rede pública de abrangência nas UCs, das agências de turismo e organizações parceiras do ICMBio, organização do controle de visitantes das UCs, etc. Arquivamento de documentos. Auxílio à sistematização e informações. Elaboração de relatórios e atas de reuniões. Apoio ao planejamento da unidade. Levantamento e organização de dados históricos da unidade. Organização do acervo bibliográfico. Apoio ao monitoramento do Plano de Manejo de UC. Apoio ao trabalho realizado no almoxarifado.
- Apoio a organização de eventos das UCs, a mobilização dos atores locais para o ordenamento das atividades de uso público e elaboração de questionário para controle de visitantes junto às agências de turismo, barqueiros e condutores locais. Atividades junto a comunidades escolares, associações e espaços comunitários no interior e no entorno de unidades de conservação.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 2 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 5 de Março de 2024 a 31 de Dezembro de 2024 - 16h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 28 de Fevereiro de 2024
Período(s) de inscrição:
início: 6 de Fevereiro de 2024 - fim: 23 de Fevereiro de 2024
Público Alvo:
Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa com idade acima de 18 anos com noções básicas de Informática e que cursaram ou estejam cursando Administração, Ciências Biológicas, Geografia, Meio Ambiente e Licenciaturas diversas. É fundamental ser bom observador; ser proativo e imparcial; ter organização, aceitar trabalhar em grupo ou individualmente, sob orientação, e ter habilidade para apoio nas atividades elencadas no Edital. Será dada a preferência para residentes nos municípios do entorno da Apa de Guapi-Mirim (Magé, Itaboraí, Guapimirim e São Gonçalo).
Orientações e recomendações da Unidade:
O Voluntário deverá seguir as regulamentações específicas das Unidades de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários, que será disponibilizado para os candidatos selecionados e as orientações da equipe de supervisão do Voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, o Coordenador do Programa de Voluntariado do NGI ICMBio Guanabara emitirá um Certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade constando o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. A emissão do Certificado, fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final por parte do voluntário. O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim (de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio). Caberá aos voluntários, portanto usar de recursos próprios para a chegada até a Sede da Unidade, bem como para a aquisição de material de uso pessoal (ex: Produtos de higiene, repelente, protetor solar, mochila, etc.).
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- Atividades de campo para conhecimento das Ucs; Participação em eventos, oficinas e reuniões com atores sociais.
Dúvidas, entre em contato: durval.junior@icmbio.org.br