SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0001/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Abrolhos

ÁREA TEMÁTICA - Atividades Comuns a Diversos Processos /Pesquisa, Monitoramento e Gestão Da Informação/Gestão Participativa/Uso Público/Produção e Uso Sustentável/Comunicação/Administração

 

ICMBio Abrolhos, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Abrolhos.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1) Apoiar as atividades desenvolvidas no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho – PARNAM dos Abrolhos e Reserva Extrativista do Cassurubá – RESEX do Cassurubá, em Caravelas/BA; 2) Apoiar as atividades da Reserva Extrativista do Cassurubá e Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, nas diversas áreas de atuação previstas no edital, mas, com maior foco na Comunicação e Gestão Socioambiental; 3) Apoiar a equipe do NGI ICMBio Abrolhos na avaliação e planejamento 2024; 4) Apoiar na sistematização e elaboração de projetos do NGI ICMBio Abrolhos.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Abrolhos.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Apoio nas campanhas de limpeza de rios, manguezais, praias, ilhas e áreas recifais.
  • Apoio na produção de materiais e conteúdos para redes sociais e outros meios de comunicação.
  • Apoio no agendamento das visitas.
  • Monitoramento e análise dos dados de visitação no Centro de Visitantes, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e Reserva Extrativista do Cassurubá.
  • Apoio na divulgação dos atrativos e atividades do Centro de Visitantes (CV) e Unidades de Conservações (UCs), assim como elaboração de materiais gráficos e de conteúdos.
  • Apoio na recepção dos visitantes no Centro de Visitantes e no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (embarcações).
  • Condução de Visitantes nas Trilhas do Marobá (CV) e Siriba (Parque).
  • Apoio no cadastro de beneficiários da RESEX do Cassurubá para avaliação do Conselho Deliberativo da UC.
  • Apoio na mobilização e realização das reuniões de conselho, incluindo registros fotográficos e relatoria.
  • Elaboração de material gráfico e conteúdos para divulgação científica.
  • Apoio nas reuniões de fortalecimento comunitário.
  • Apoio no diagnóstico de produtos da sociobiodiversidade.
  • Apoio na elaboração e sistematização dos projetos do NGI Abrolhos.
  • Apoio na avaliação e planejamento de atividades do NGI Abrolhos.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 7 de Março de 2024 a 30 de Abril de 2024 - 8h (Diária)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 7 de Março de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 6 de Março de 2024 - fim: 6 de Março de 2024


Público Alvo:

1) Ter formação e experiência na área de gestão de projetos; 2) Afinidade com ambiente marinho-costeiro e manguezal; 3) Proativo, interessado em aprender e desenvolver diversas atividades, dentro das áreas temáticas destacadas; 4) Habilidade em trabalhar em equipe e seguir as normas da UC e orientações dos servidores.


Orientações e recomendações da Unidade:

1) Destacamos que o voluntariado será realizado principalmente no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e Reserva Extrativista do Cassurubá, em Caravelas/BA e na Reserva Extrativista de Cassurubá, região estuarina entre os municípios de Caravelas e Nova Viçosa/BA; 2) É necessária a disponibilidade MÍNIMA de 45 (quarenta e cinco) dias para o voluntariado, com dedicação de 40 horas semanais, presenciais, em escala a ser definida e de acordo com as demandas de trabalho, inclusive nos finais de semana e feriados; 3) Recomendamos o uso de protetor solar, camisetas UV, bonés, repelente, bem como garrafas de água para uso pessoal; lembramos que se trata de um ambiente quente e úmido. A lista de recomendações mais detalhada será enviada diretamente aos selecionados.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • transporte para realização das atividades.