SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0005/2019

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA

ÁREA TEMÁTICA - Administração e logística

 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Proporcionar a cooperação entre sociedade civil e a gestão do PARNA Serra da Bocaina na busca de soluções para a conservação e manejo da Unidade de Conservação; 2. Fortalecer o processo de gestão da Proteção do PARNA da Serra da Bocaina; 3. Auxiliar a formação ética e cidadã do voluntário; 4. Promover, estimular e engrandecer o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação Federais do País; 5. Sensibilizar os voluntários sobre a importância da proteção do meio ambiente das Unidades de Conservação.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • • Definir em conjunto com servidor da unidade a espacialização georreferenciada das sub-regiões do Parque Nacional; • Organizar as informações da linha temática de Proteção referente às coordenadas geográficas dos locais alvos de autos de infração; • Definir em conjunto com servidor da unidade as trilhas de acesso aos locais alvos de fiscalização e autos de infração; • Plotar no Google Earth as coordenadas geográficas existentes no Parque Nacional referente à linha temática de Proteção; • Criar mapas das sub-regiões da Unidade de Conservação em arquivo KML e shapefile; • Criar arquivo das trilhas de acesso as localidades alvo de infrações ambientais no interior da Unidade de Conservação em arquivo KML e shapefile; • O trabalho será realizado no escritório em São José do Barreiro/SP. O transporte de Queluz/SP para São José do Barreiro será viabilizado pelo PARNA Serra da Bocaina.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 20 de Maio de 2019 a 31 de Maio de 2019 - 40h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 11 de Abril de 2019 - fim: 23 de Abril de 2019


Público Alvo:

O candidato deve ter conhecimento, experiência e habilidade com programas de geoprocessamento, ter conhecimento de informática (planilha eletrônica e editor de texto), uso de GPS e programa TrackMaker; ter facilidade para trabalhar em grupo; ser proativo; ter organização; ter compromisso; ser imparcial. IMPORTANTE: 1. A pessoa selecionada deverá chegar em São José do Barreiro/SP, até as 18h (horário de Brasília/DF) no dia 20 de maio de 2019 (segunda-feira). 2. O transporte de Queluz/SP ou Bananal/SP para São José do Barreiro será viabilizado pelo PARNA Serra da Bocaina.


Orientações e recomendações da Unidade:

1. Traga roupa de cama e itens de higiene pessoal. 2. Sugere-se que faça um seguro (acidente/vida) que esteja vigente durante o período do trabalho voluntário. 3. O deslocamento até o município base do trabalho não é fornecido pelo Parque Nacional.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • apoio para alimentação.


Critérios de Seleção:

Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa acima de 18 anos. Será dada preferência as pessoas que: a) tenha experiência e habilidade com programas de geoprocessamento; b) tenha conhecimento de informática - planilha eletrônica e editor de texto; c) ter aptidão para ocupar a vaga; d) demonstrar interesse pela área ambiental; e) demonstrar aptidão para o trabalho em equipe. INFORMAÇÕES GERAIS: Inscrições: Iniciam dia 11/04/2019 (quinta-feira) e finalizam no dia 23/04/2019 (terça-feira). Para se inscrever, é necessário fazer cadastro no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio. As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema para no prazo correspondente da chamada. Divulgação do Resultado: O resultado da seleção estará disponível no Sistema de Gestão do Voluntariado do ICMBio e no site do Parque Nacional da Serra da Bocaina (http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/voluntariado.html) a partir do dia 30 de abril de 2019 (terça-feira). A pessoa selecionada deverá confirmar sua participação por meio do preenchimento do Plano de Trabalho que estará disponível no Sistema de Gestão do Voluntariado do ICMBio somente para a pessoa selecionada, caso não haja confirmação da participação no trabalho voluntário até dia 06/maio (segunda-feira), o PARNA Serra da Bocaina entrará em contato com as pessoas da lista de espera no dia 07/maio (terça-feira). A divulgação no site da Unidade de Conservação inclui o nome da pessoa selecionada e relação dos nomes das pessoas da lista de espera. A convocação da lista de espera somente será realizada caso haja impossibilidade da pessoa selecionada em realizar o trabalho voluntário. Certificado: Ao final do período do serviço voluntário, o Parque Nacional da Serra da Bocaina validará as horas trabalhadas e fará uma avaliação do voluntário no sistema de gestão do voluntariado do ICMBio. O certificado estará disponível após a avaliação do voluntário referente ao trabalho realizado. Importante: O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício nem é remunerado, de acordo com a Lei nº 9.608/98 e Instrução Normativa nº03/2016 (ICMBio). Mais informações entrar em contato com o PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA via e-mail (voluntariado.pnsb@icmbio.gov) ou pelo telefone: (24) 3371- 3056.