SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS

ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Educação Ambiental

 

PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Fomentar a participação social na gestão ambiental pública através da renovação do Conselho do Mosaico de Áreas protegidas da Mata Atlântica Central Fluminense e do fortalecimento do Conselho do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Promover ações educativas voltadas ao fortalecimento e qualificação da participação social nesses conselhos.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Um dos voluntários selecionados atuará na renovação e reativação do Conselho do Mosaico de Áreas Protegidas da Mata Atlântica Central Fluminense; e um segundo voluntário atuará no fortalecimento e implementação do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Ambos interagirão em alguns momentos, tendo em vista que a Unidade de Conservação faz parte do Mosaico, e seus conselhos se relacionam. Ambos colaborarão nas atividades de identificação de grupos sociais prioritários, mobilização comunitária, organização e execução de reuniões presenciais e online, incluindo seu registro escrito e fotográfico, sistematização de informações, redação de relatórios e minutas de documentos. São previstos também o planejamento e a execução de atos pedagógicos visando à qualificação e fortalecimento da participação de grupos sociais prioritários nesses conselhos, tais como cursos, seminários, palestras, excursões a campo, atividades online (lives) e outras ações educativas de base crítica e popular que promovam a participação social.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 3 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 2 de Setembro de 2024 a 30 de Junho de 2025 - 32h (Mensal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 9 de Setembro de 2024

Período(s) de inscrição:

início: 15 de Julho de 2024 - fim: 6 de Setembro de 2024


Público Alvo:

Estudante de mestrado ou doutorado em áreas humanas, com preferência para estudantes inscritos em programas de caráter interdisciplinar sediados no Estado do Rio de Janeiro, com projetos em sustentabilidade, educação ambiental, educação popular e participação social na gestão pública.


Orientações e recomendações da Unidade:

Deverá seguir as regulamentações específicas da Unidade de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários, que será disponibilizado para os candidatos selecionados e as orientações da equipe de supervisão do voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, a coordenação do programa emitirá um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade com o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. A emissão do certificado, fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final por parte do voluntário(a). O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim, de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio). Caberá aos voluntários(as) usar de recursos próprios para chegada até a unidade e para aquisição de material de uso pessoal (ex.: produtos de higiene, mochila, etc.). Observar as normas do Plano de Manejo do Parque Nacional da Serra dos Órgãos disponível no site http://icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • Transporte interno para realização das atividades.


Critérios de Seleção:

Os candidatos inscritos serão selecionados com base na análise documental e curricular, informados no cadastro do Programa de Voluntariado do ICMBio. Priorizando os seguintes critérios: a) residir nos municípios abrangidos pela UC Parque Nacional da Serra dos Órgãos - ICMBio Teresópolis (Teresópolis/Petrópolis/Guapimirim/Magé) b) demonstrar interesse e ter aptidão por trabalhos com comunidades e conselhos participativos; c) ser comunicativo, proativo e compromissado; d) demonstrar aptidão para o trabalho em equipe; e) saber respeitar e trabalhar em hierarquia.

Dúvidas, entre em contato: voluntariadoparnaso@icmbio.gov.br