SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0002/2024

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA

ÁREA TEMÁTICA - Proteção Ambiental

 

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

A gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina entende que os brigadistas voluntários desempenham um papel importante nos combates aos incêndios florestais no interior e entorno desta Unidade de Conservação. A maior parte dos brigadistas voluntários da região do Parque Nacional faz parte de brigadas voluntárias, coletivos formais ou informais, que além do combate a incêndios também atuam na prevenção, monitoramento e conservação do meio ambiente. Ingressar em uma brigada voluntária é uma expressão da preocupação com a natureza e da coletividade e um exercício de cidadania na qual são talhados cidadãos mais conscientes sobre a interação das atividades humanas com o meio ambiente. A atuação dos brigadistas voluntários tem pouca visibilidade e reconhecimento formal. O objetivo desta chamada é poder registrar oficialmente a atuação dos brigadistas voluntários nos combates a incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 200 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 1 de Setembro de 2024 a 31 de Março de 2025 - 30h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 1 de Setembro de 2024 - fim: 31 de Março de 2025


Público Alvo:

Perfil desejado para voluntários com a finalidade de combate a incêndios: - Certificado de conclusão de curso de brigadista; - Residir na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina; - Ter disponibilidade para contribuir com as ações de combate aos incêndios florestais (em especial nos meses de setembro a dezembro); - Seguir os procedimentos estabelecidos no Plano de Combate aos Incêndios Florestais no interior e entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina; - Possuir boa capacidade física; - Saber trabalhar sob pressão; - Possuir habilidades profissionais ou empíricas relacionadas ao tema; - Ter bom relacionamento social. Perfil desejado para voluntários com a finalidade de apoio a combate a incêndios: - Residir na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina; - Ter disponibilidade para contribuir com as ações de combate aos incêndios florestais (em especial nos meses de setembro a dezembro); - Seguir os procedimentos estabelecidos no Plano de Combate aos Incêndios Florestais no interior e entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina; - Ser organizado; - Saber trabalhar sob pressão; - Possuir habilidades profissionais ou empíricas relacionadas ao tema; - Ter bom relacionamento social.


Orientações e recomendações da Unidade:

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: 1. Residir ou ter condições de estadia em algum dos seguintes municípios: Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis e Mucugê. Informar em qual destes municípios reside ou tem condição de estadia. 2. Informar se o interesse é atuar no apoio ao combate a incêndios ou no combate a incêndios. 3. Para quem deseja atuar no combate a incêndios é necessário encaminhar certificado do curso de brigadista e se for integrante de brigada voluntária informar o nome da brigada.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • apoio para alimentação.
  • transporte para realização das atividades.

Dúvidas, entre em contato: 61 9228-7827