SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0002/2024
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS
ÁREA TEMÁTICA - Atividades Comuns a Diversos Processos /Pesquisa, Monitoramento e Gestão Da Informação/Gestão Participativa/Educação Ambiental/Uso Público/Produção e Uso Sustentável/Qualidade de Vida
PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Os voluntários(as) têm a oportunidade de colaborar diretamente com a gestão do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) por períodos prolongados, desenvolvendo atividades específicas conforme sua formação e as necessidades da Unidade de Conservação (UC). Esse apoio pode ocorrer em diversas áreas temáticas da gestão, como Uso Público, Gestão Participativa, Pesquisa, Monitoramento e Gestão da Informação, Qualidade de Vida, Atividades Comuns a Diversos Processos e Produção e Uso Sustentável. A participação em diferentes áreas depende de fatores como a época do ano, a duração do voluntariado, a disponibilidade de atividades e a supervisão da equipe da UC. Durante a alta temporada de visitação, o foco principal será em atividades relacionadas à gestão do Uso Público. Contudo, voluntários que permanecem além desse período poderão ser envolvidos em outras áreas, como Pesquisa, Monitoramento, Gestão da Informação e Gestão Participativa, conforme a disponibilidade de atividades e supervisores. Adicionalmente, considerando que algumas atividades são sazonais e limitadas a períodos específicos, há uma intenção de formar um banco de voluntários(as) diversificado. Esse banco visa agregar perfis e formações variadas, permitindo a composição de equipes multidisciplinares que possam atender às diferentes demandas da UC, tanto nas atividades rotineiras quanto nas sazonais. Os voluntários serão convocados conforme o calendário de atividades propostas pela UC e receberão previamente, por e-mail, o planejamento das ações futuras.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ORGÃOS.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Apoio aos agentes ambientais nas atividades de ordenamento e monitoramento da visitação nas áreas de acesso às trilhas, cachoeiras e acampamentos, desenvolvidas na UC.
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Apoio aos agentes ambientais nas atividades de atendimento e orientação aos visitantes, desenvolvidas na UC. Sensibilização dos visitantes para uma conduta consciente em ambientes naturais.
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Apoio ao atendimento de visitas escolares ou comunitárias por meio da realização de apresentações, atividades interpretativas ou lúdicas. Acompanhamento de pesquisadores, com orientação nas trilhas e áreas da UC.
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Coleta de informações diretamente no campo, em locais específicos, sem depender de dados já existentes, com o objetivo de obter informações detalhadas e atualizadas para garantir que as novas atividades ou trilhas sejam implementadas de maneira segura, sustentável e benéfica para o público.
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Apoio à projetos a serem desenvolvidos pro parceiros da UC, como a Associação de amigos e Colaboradores do PARNASO (AACP) e Câmara Temática de Turismo e Montanhismo do Conselho Consultivo do PARNASO (CONPARNASO).
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Apoio e participação no manejo, implementação e sinalização de trilhas e áreas de visitação.
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Apoio na manutenção de equipamentos facilitadores da visitação.
- ÁREA TEMÁTICA DE USO PÚBLICO Sistematização e gestão da informação relativa à visitação. Realização de pesquisa de satisfação junto ao público. Este processo envolve a realização de observações, entrevistas, medições, e a aplicação de questionários, entre outras técnicas. Monitoramento de impato de visitação e de fluxo de visitantes.
- ÁREA TEMÁTICA DE QUALIDADE DE VIDA Ofertar ou apoair aulas de meditação, sessão de yoga, tai-chi-chuan, quiropraxia, massoterapia, banhos de floresta e outras modalidades, digigidas a diversos públicos.
- ÁREA TEMÁTICA DE QUALIDADE DE VIDA Ofertar ou apoiar na organização e condução de sessões educativas voltadas para discutir questões importantes que interseccionam saúde e meio ambiente, com foco nas necessidades e interesses de uma unidade de conservação (UC) ou de outras áreas administrativas associadas. Essas palestras podem ser realizadas tanto pela UC quanto por outras unidades organizacionais, como secretarias de saúde, ONGs, ou instituições educacionais, que trabalham em parceria ou têm interesse na promoção da saúde e na preservação ambiental.
- ÁREA TEMÁTICA DE ATIVIDADES COMUNS A DIVERSOS PROCESSOS Apoiar e participar de mutirões de limpeza realizados na UC, em trilhas e áreas comuns de visitação, como bosques e cachoeiras.
- ÁREA TEMÁTICA DE ATIVIDADES COMUNS A DIVERSOS PROCESSOS Atividades a serem desenvolvidas: Organização: Auxiliar no planejamento e na definição de tarefas; coordenar a logística do evento, como arranjos de espaço e equipamentos; ajudar na divulgação e no registro de inscrições. Realização: Receber e orientar os participantes; suportar as atividades do evento e resolver problemas; facilitar a interação entre palestrantes e participantes. Registro: Documentar o evento com fotos e vídeos; fazer anotações e elaborar relatórios sobre o evento; coletar feedback dos participantes.
- ÁREA TEMÁTICA DE ATIVIDADES COMUNS A DIVERSOS PROCESSOS Atividades a serem desenvolvidas: Organização: Auxiliar na preparação da agenda e na definição de tarefas; coordenar a logística, como a disposição do espaço e a preparação de materiais; gerenciar convites e confirmações de presença. Facilitação: Ajudar a conduzir a reunião, garantindo que a agenda seja seguida; auxiliar na mediação de discussões e na manutenção da ordem. Registro: Registrar a reunião por meio de anotações, fotos ou vídeos; elaborar atas e relatórios sobre o que foi discutido e decidido; coletar e distribuir feedback dos participantes, se aplicável.
- ÁREA TEMÁTICA DE PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL Desenvolvimento de ações de monitoramento das atividades produtivas, tais como: Coleta de Dados: Observar e registrar como as atividades produtivas são realizadas. Avaliação e Análise: Analisar dados para avaliar o impacto das atividades e auxiliar na elaboração de relatórios. Suporte e Orientação: Fornecer feedback e auxiliar na capacitação sobre práticas sustentáveis. Documentação e Comunicação: Contribuir para a documentação dos resultados e comunicar os achados para as partes interessadas.
- ÁREA TEMÁTICA DE PESQUISA, MONITORAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Atividades a serem desenvolvidas: Triagem: Preparar e organizar o material coletado, incluindo limpeza e classificação; armazenar as amostras de maneira adequada para preservar sua integridade. Análise: Auxiliar na realização de testes físicos, químicos e biológicos das amostras; registrar e documentar os resultados das análises. Relatórios e Documentação: Auxiliar na elaboração de relatórios e na documentação dos dados obtidos.
- ÁREA TEMÁTICA DE PESQUISA, MONITORAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Apoio à organização de expedições de pesquisa e monitoramento.
- ÁREA TEMÁTICA DE PESQUISA, MONITORAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Apoio em atividades de campo.
- ÁREA TEMÁTICA DE PESQUISA, MONITORAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Organização e compilação de dados de pesquisa.
- ÁREA TEMÁTICA DE PESQUISA, MONITORAMENTO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO Elaboração de relatórios e outros materiais como cartilhas, guias e publicações. Elaboração de mapas. Auxiliar na comunicação e divulgação científica. Apoio à organização de eventos científicos.
- ÁREA TEMÁTICA DE GESTÃO PARTICIPATIVA Ações de capacitação e sensibilização da comunidade do interior e do entorno de UC para a produção sustentável, manejo do fogo, monitoramento participativo da biodiversidade, dentre outras. Atividades junto a comunidades escolares, associações e espaços comunitários no interior e no entorno de unidades de conservação. Atividades relacionadas formação e operacionalização de conselhos gestores, desenvolvimento de programas específicos como Jovens Protagonistas, realização de eventos e mobilização de outros voluntários. Organização e sistematização de informações relacionadas à área de gestão socioambiental.
- ÁREA TEMÁTICA DE GESTÃO PARTICIPATIVA Apoio direto à equipe de Coordenação do Programa de Voluntariado do PARNASO. Atividades a serem desenvolvidas: Comunicação: Auxiliar na divulgação do programa e na interação com voluntários e parceiros. Levantamento e Organização de Informações: Coletar, organizar e atualizar dados sobre voluntários e atividades. Organização de Eventos: Apoiar no planejamento e execução de eventos. Registros Escritos e Fotográficos: Documentar atividades e elaborar relatórios. Suporte Administrativo: Auxiliar em tarefas administrativas e na capacitação de novos voluntários.
- ÁREA TEMÁTICA DE PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL Apoio no planejamento e organização de reuniões comunitárias, moderar as discussões, mediar conflitos e documentar os resultados, garantindo a eficácia e a organização das reuniões.
- ÁREA TEMÁTICA DE PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL Apoio na capacitação, organização administrativa, facilitação de reuniões e promoção de associações e cooperativas, contribuindo para o fortalecimento da organização social e a colaboração comunitária.
- ÁREA TEMÁTICA DE PRODUÇÃO E USO SUSTENTÁVEL Organização e execução de programas de treinamento e educação voltados para a população local, com o objetivo de fortalecer suas habilidades e conhecimentos em áreas relevantes para o desenvolvimento comunitário e a conservação ambiental. Atividades a serem desenvolvidas, tais como: Preparar materiais didáticos e organizar aspectos logísticos dos treinamentos; auxiliar nas sessões de treinamento, ajudando na preparação e interação com os participantes; documentar a participação e coletar feedback, além de auxiliar na avaliação da eficácia dos treinamentos.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 30 vagas no total, para atividade Misto, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 23 de Setembro de 2024 a 9 de Março de 2025 - 4h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 6 de Setembro de 2024 - fim: 28 de Fevereiro de 2025
Público Alvo:
Estar apto a concorrer às vagas qualquer pessoa com idade acima de 18 anos; Voluntários cadastrados no sistema ICMBio – Seja Um Voluntário e desejável moradores dos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé. Os participantes devem estar em boas condições físicas e de saúde pois serão realizadas atividades ao ar livre que requerem bom preparo físico (caminhada média a pesada, terrenos acidentados e condições climáticas diversas). Ser bom observador; ser proativo e imparcial; ter organização, aceitar trabalhar em grupo sob orientação e ter compromisso.
Orientações e recomendações da Unidade:
Comprovar vacinação contra febre amarela, tétano, raiva e hepatite B; informar se possui alergias a picada de abelhas, a picada de outros insetos e a componente químico de protetores solares e repelentes de insetos. Cada voluntário(a) selecionado deverá trazer: itens de higiene pessoal, medicação de uso pessoal, cantil, roupa de campo confortável, sapato fechado, capa de chuva. Deverá seguir as regulamentações específicas da Unidade de Conservação, as orientações do Guia de Voluntários, que será disponibilizado para os candidatos selecionados e as orientações da equipe de supervisão do voluntariado. Ao final do período do serviço voluntário, os gestores do Programa de Voluntariado do ICMBio Parque Nacional da Serra dos Órgãos, emitirá um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade com o período trabalhado, carga horária total e as atividades desenvolvidas. A emissão do certificado, fica condicionada à entrega e aprovação do relatório final por parte do(a) voluntário(a). O serviço voluntário no âmbito do ICMBio é uma atividade não remunerada e não gera vínculo empregatício, obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim (de acordo com a Lei 9.608/98 e IN 03/2016 (ICMBio), sendo cobertos pelo ICMBio somente os gastos relativos à alimentação, quando necessário, e transporte interno entre as sedes das sedes da UC. Caberá aos voluntários, portanto, usar de recursos próprios para chegada até a unidade e para aquisição de material de uso pessoal (ex.: produtos de higiene, mochila etc.).
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- Transporte interno entre as sedes
Critérios de Seleção:
Os candidatos inscritos serão selecionados com base na análise documental e curricular, informados no cadastro do Programa de Voluntariado ICMBio, priorizando os seguintes critérios: a) residir nos municípios abrangidos pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis/Petrópolis/Guapimirim/Magé); b) demonstrar interesse e ter aptidão para ocupar a vaga; c) ser comunicativo, proativo e compromissado; d) demonstrar aptidão para o trabalho em equipe.
Dúvidas, entre em contato: voluntariadoparnaso@icmbio.gov.br