SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0010/2024
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Novo Airão
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
ICMBio Novo Airão, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Novo Airão.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Implementar o protocolo complementar do monitoramento aquático (quelônios) do Parque Nacional do Jaú na Base Carabinani - ICMBio NGI Novo Airão.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Novo Airão.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Registro fotográfico das atividades;
- Registro em formulário de todo o processo.
- Transferência dos ninhos encontrados para a chocadeira e marcação dos ninhos;
- Procura de ninhos de quelônios pelas manhãs e/ou no final da tarde durante a desova;
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 3 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 6 de Novembro de 2024 a 21 de Novembro de 2024 - 4h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 4 de Novembro de 2024
Período(s) de inscrição:
início: 1 de Novembro de 2024 - fim: 4 de Novembro de 2024
Público Alvo:
O voluntário deve ter: Afinidade com o trabalho com animais; Disponibilidade para viajar; Disposição para trabalhar nos finais de semana; Boa comunicação; Bom trabalho em equipe; Ética no trabalho; Boa organização; Pontualidade; Proatividade; Condição física para o trabalho em campo.
Orientações e recomendações da Unidade:
A participação do voluntário da-se-á por livre e espontânea vontade, estando este ciente da legislação específica sobre Serviço Voluntário como atividade não remunerada que não gera vínculo empregatício nem funcional. O voluntário deve seguir as normas do Plano de Manejo e do Termo de Compromisso do PARNA Jaú, assim como as orientações dadas na capacitação; Obedecer o manual de conduta: "Guia de Conduta consciente em ambientes naturais"; Seguir os princípios de respeito à igualdade dos seres humanos e respeitar a cultura e os modos de vida ribeirinho e quilombola. Ressaltamos que É PROIBIDO O CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA durante as atividades e permanência nas unidades do NGI Novo Airão. Para o início dos trabalhos, o voluntário deve se apresentar no escritório do ICMBio em Novo Airão no dia 22/10/2024. Durante os trabalhos, os voluntários ficarão exclusivamente na Base Jaú, saindo apenas para o monitoramento das praias. Os voluntários devem arcar com quaisquer despesas de transporte até a cidade de Novo Airão. Sobre as atividades de campo, recomenda-se utilizar os seguintes EPIs: blusa de manga longa, calça comprida, calçado fechado, protetor solar, repelente e cobertura (chapéu/boné). Devem levar rede ou roupa de cama para dormir e também itens de uso pessoal, incluindo remédios que façam uso.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
Saber ler e escrever bem; Ter condições de realizar atividades em campo (manhã/tarde); Se comprometer a realizar as metodologias de coletas de dados e entregá-los diariamente aos responsáveis; Ter interesse em adquirir conhecimentos de ecologia, biologia e conservação dos quelônios. Ter experiência no trabalho com quelônios e no voluntariado são diferenciais.
Dúvidas, entre em contato: ngi.novoairao@icmbio.gov.br