SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0001/2025
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O presente edital trata da seleção de voluntários para atuarem no Programa de Monitoramento a Biodiversidade (Programa Monitora), no Parque Nacional da Serra da Bodoquena, localizado em Bonito/MS, durante os períodos de 06 a 14 de março de 2025 (1ª etapa) e 28 de março a 04 de abril de 2025 (2ª etapa), o foco do voluntariado no Programa Monitora será o monitoramento dos alvos do componente florestal do programa (borboletas frugívoras, aves e mamíferos). Espécies destes grupos são bons bioindicadores, ou seja, indicam a qualidade do ambiente, pois são sensíveis as pertubações ambientais, e manterem relações ecológicas na teia trófica.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BODOQUENA.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Um dos principais objetivos do Programa Monitora é realizar o monitoramento da biodiversidade a longo prazo, para avaliar as respostas de populações ou ecossistemas às práticas de conservação e aos impactos de fatores externos, como a perda de habitat, as alterações da paisagem, a sobreexplotação de espécies e as mudanças climáticas. Neste contexto, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena (PNSBd) executa desde 2014 o Componente Florestal do Subprograma Terrestre do Programa Monitora - Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade. Durante os períodos de 06 a 14 de março de 2025 (1ª etapa) e 28 de março a 04 de abril de 2025 (2ª etapa), os voluntários irão apoiar a equipe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena no monitoramento de bioindicadores (borboletas frugívoras, aves e mamíferos), para o Programa de Monitoramento a Biodiversidade (Programa Monitora). Os voluntariados serão divididos em três equipes e atuarão sob a coordenação e apoio da equipe do PNSBd. O monitoramento será realizado em 3 trilhas do PNSBd: Trilha Marambaia, Trilha Santa Fé e Trilha Campo Verde.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 12 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 6 de Março de 2025 a 15 de Março de 2025 - 80h (Semanal)
- 28 de Março de 2025 a 4 de Abril de 2025 - 80h (Semanal)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- 18 de Fevereiro de 2025
Período(s) de inscrição:
início: 23 de Janeiro de 2025 - fim: 14 de Fevereiro de 2025
Público Alvo:
É desejável que o voluntário possua conhecimentos básicos sobre a fauna local, tenha experiência em trabalho de campo. Ser bom observador; ser proativo; ter organização, aceitar trabalhar em grupo sob orientação e ter compromisso; ter bom condicionamento físico, visto que o trabalho será realizado em trilhas íngremes, com trechos de subida/descida de difícil acesso.
Orientações e recomendações da Unidade:
1. É obrigatório participar da capacitação para atuação no protocolo mínimo do Programa Monitora. O voluntário deve se apresentar no início do primeiro dia de atuação para o treinamento dos participantes na metodologia do Protocolo do Programa Monitora, de forma que é interessante que já esteja na região no dia anterior ao início das atividades. 2. Nas duas etapas do Programa (1ª etapa - de 06 a 14 de março; 2ª etapa - de 28 de março a 04 de abril), a equipe formada pela gestão do PNSBd e os voluntariados iniciarão a implantação dos protocolos de campo do Programa Monitora, que será realizado por sete dias corridos. 4. Obrigatório trazer garrafa de água com pelo menos 2 litros, utilizar calça e calçados próprios para atividade de campo. Recomendamos trazer também repelente, protetor solar, boné e capa de chuva (cores neutras). 5. Os custos com transporte (ida e volta) da cidade do voluntário até a sede do PNSBd localizada em Bonito/MS será de responsabilidade do(a) mesmo(a). 6. Ao chegar na sede do ICMBio o Voluntário(a) selecionado terá alimentação, hospedagem e transporte custeados pelo ICMBio durante o período da atividade, ou também poderá receber diárias (valor em dinheiro) para custear estes gastos até o seu retorno. 7. Recomendamos fortemente que o voluntário esteja em dia com a vacinação anti-tetânica e febre amarela, além disso importante estar ciente que essa atividade não é recomendada para pessoas com problemas cardiorrespiratórios e/ou de locomoção. 8. Para se inscrever, é necessário fazer cadastro no Sistema do Programa de Voluntariado do ICMBio. As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema no prazo correspondente a chamada. Os (as) candidatos (as) selecionados (as) receberão um email do Parna Serra da Bodoquena (parna.bodoquena@icmbio.gov.br) confirmando a seleção. 9. O voluntário deverá obrigatoriamente indicar para qual das etapas está concorrendo (1ª etapa - de 06 a 14 de março; 2ª etapa - de 28 de março a 04 de abril) - esclarecendo que na segunda etapa será executado somente o protocolo para borboletas frugívoras. 10. Os voluntários receberão certificado de 80 horas. 11. O trabalho voluntário não gera vínculo empregatício e nem é remunerado, segundo a Lei 9.608/98 e IN nº03/2016 (ICMBio). * Em caso de dúvidas entre em contato pelo e-mail: parna.bodoquena@icmbio.gov.br ou telefone (62) 99109-8223 (Whats - falar com Gabriela).
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
- Diárias - Há possibilidade de disponibilização de valores de diárias p/ pagamento de despesa de alimentação e hospedagem (não garantido). Caso não haja diária os itens serão fornecidos pelo ICMBio.
Critérios de Seleção:
Poderão se inscrever no Programa de Voluntariado pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. Experiência em atividades de campo; Que preferencialmente tenha algum conhecimento da fauna local (não obrigatório);