SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 0002/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Antonina-Guaraqueçaba
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
ICMBio Antonina-Guaraqueçaba, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Antonina-Guaraqueçaba.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Realizar a manutenção, adequação e demarcação de uma trilha de 5000 metros existente na Praia Deserta da Ilha das Peças para ser utilizada como trilha de amostragem do componente florestal do Programa de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional do Superagui; Implantar 4 parcelas de 20X50 metros (subdivididas em 10 parcelas cada de 10 por 10 metros) conforme protocolo denominado Cruz de Malta do Serviço Florestal Brasileiro; Realizar a amostragem de plantas lenhosas acima de 10 centímetros de DAP (diâmetro a altura do peito) nas parcelas implantadas.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Antonina-Guaraqueçaba.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Realizar a manutenção, adequação e demarcação de uma trilha de 5000 metros existente na Praia Deserta da Ilha das Peças para ser utilizada como trilha de amostragem do componente florestal do Programa de Monitoramento da Biodiversidade no Parque Nacional do Superagui; Implantar 4 parcelas de 20X50 metros (subdivididas em 10 parcelas cada de 10 por 10 metros) conforme protocolo denominado Cruz de Malta do Serviço Florestal Brasileiro; Nestas parcelas realizar a amostragem de plantas lenhosas acima de 10 centímetros de DAP (diâmetro a altura do peito). A amostragem de plantas consiste na marcação do indivíduo, medição da circunferência, medição ou estimativa de altura, reconhecimento de tipo de planta e outras características.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 4 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 28 de Junho de 2019 a 5 de Julho de 2019 - 8h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 18 de Junho de 2019 - fim: 24 de Junho de 2019
Público Alvo:
Preparo físico para caminhada em trilhas; Capacidade de trabalhar em equipe; Disposição para o trabalho em campo (áreas alagadas, chuva, sol, insetos, espinhos, etc); Recomendável experiência em campo com inventário florestal ou atividade correlata.
Orientações e recomendações da Unidade:
O voluntário deverá levar seu material de campo, assim como itens de uso e proteção individual. O voluntário ficará hospedado no alojamento do Parna Superagui na Comunidade Barra do Superagui. Será ofertada alimentação.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.
- transporte para realização das atividades.
- Deslocamento náutico Paranaguá-Superagui-Paranaguá.