SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0001/2019

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CARIJÓS

ÁREA TEMÁTICA - Estratégias Para Conservação/Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade

 

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CARIJÓS, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CARIJÓS.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Participar das atividades de campo de coleta de dados do MONITORA-Manguezal, Programa de Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio para o componente Manguezais, na Estação Ecológica de Carijós em Florianópolis-SC. Aprender a aplicar os protocolos para avaliação de dinâmica populacional do caranguejo uçá (Ucides cordatus) e das estruturas de bosques de manguezal. Contribuir para a conservação e o uso sustentável do ecossistema manguezal e das funções e serviços ambientais necessários para o desenvolvimento nacional e bem-estar das comunidades costeiras.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE CARIJÓS.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Auxiliar na organização, limpeza e transporte dos materiais de campo.
  • Executar os protocolos do Monitora-Manguezal: Vegetação: identificação da espécie; medição de altura; medição de circunferência; colocação de plaquetas; apoio com trena e anotador. Caranguejo: identificação, contagem e medição das galerias; identificação e medição de circunferência de vegetação, medição do nível de inundação, anotador e registros com GPS e câmera fotográfica.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 10 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 20 de Maio de 2019 a 30 de Agosto de 2019 - 64h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 18 de Abril de 2019 - fim: 20 de Maio de 2019


Público Alvo:

- Residentes na região de Florianópolis/SC; - participar da capacitação em 20/05/2019, das 13:00 às 18:00 horas; - possuir capacidade de trabalho em equipe; - possuir ficha médica compatível com as atividades: esforço físico em manguezal, ausência de condições alérgicas importantes; - Assinar Termo de Assunção de Risco.


Orientações e recomendações da Unidade:

Usar vestimentas adequadas: calçado fechado para andar na lama, roupas com magas e pernas compridas, boné/gorro. Trazer mochila leve, cantil/garrafa para água, lanche complementar e calçado/roupa extra para utilizar após atividades.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • apoio para alimentação.
  • Filtro solar e repelente comuns