SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0001/2018

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público

 

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

---

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MORRO DA PEDREIRA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • A Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra da Cipó compõem juntos a estrutura organizacional do Núcleo de Gestão Integrada Cipó-Pedreira, e as atividades do voluntariado contemplam as duas unidades, na perspectiva de gestão integrada do território. Assim, a proposta dessa atividade é apoiar os trabalhos de mapeamento, adequação e definição do traçado da trilha da Travessia Alto Palácio – Cabeça de Boi no âmbito do programa de voluntariado do ICMBio. O programa de Uso Público do Parque Nacional da Serra do Cipó prevê a implementação do Projeto Travessias, que consiste basicamente na instalação de um conjunto de trilhas de longo percurso. Este processo tem sido conduzido em conjunto com os nossos Conselhos, de forma participativa com as comunidades e com forte apoio do trabalho voluntário. O Projeto Travessias é um projeto piloto, onde as diferentes etapas de implementação vão sendo construídas até a efetiva disponibilização da trilha para o público em geral. Este trabalho consiste em recolher informações em campo que irão colaborar para o mapeamento, para a adequação e definição do traçado da trilha da Travessia Alto Palácio – Cabeça de Boi, comunidade do município de Itambé do Mato Dentro, no interior da APA Morro da Pedreira. Parte deste traçado já está definido, dentro do trecho coincidente com a Travessia Alto Palácio- Serra dos Alves. Nosso trabalho agora é complementar com informações o trecho até a comunidade de Cabeça de Boi. De forma sucinta, o voluntário interessado receberá do Parque uma primeira versão digital do traçado da trilha. Ele deverá seguir este traçado em campo e seu papel é avaliá-lo. Novos traçados devem ser sugeridos sempre que o voluntário encontrar uma alternativa melhor, como por exemplo, que saia de uma área encharcada ou com início de processos erosivos, que ofereça um caminho mais suave em detrimento a uma trilha muito íngreme, e assim por diante. Ao termino do trabalho de campo o voluntário deverá retornar com um relatório contendo as impressões trazidas de campo, fotos, pontos e traçados sugeridos.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 24 de Setembro de 2018 a 14 de Dezembro de 2018 - 20h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 14 de Setembro de 2018 - fim: 26 de Outubro de 2018


Público Alvo:

Para se candidatar à vaga é necessário que o voluntário: - Possua disponibilidade para se dedicar por pelo menos dois dias consecutivos para trabalhos voluntários em campo; - Possua domínio da navegação e da operação do GPS: o interessado deve saber marcar, inserir, carregar e descarregar pontos e traçados no GPS. Deve ser capaz de seguir um traçado previamente disponibilizado a ser carregado no GPS. Deve também dominar as configurações de Datum e sistemas de coordenadas; - Tenha experiências em caminhadas de longo percurso: ter experiência, equipamentos, habilidade e resistência necessária para caminhadas de longo percurso, com duração superior a dois dias e acampamento selvagem para pernoite; - Possua habilidade fotográfica para registros em campo; - Tenha habilidade para produzir relatório com os dados e resultados obtidos em campo seguindo um roteiro metodológico. Além disso, é desejável que o voluntário: - Possua domínio da navegação primária, com cartas e bússola; - Tenha domínio das ferramentas de edição e visualização de traçados digitais da trilha (Google Earth, TrackMaker, ArcView...); - Tenha experiência em travessias no Parque Nacional da Serra do Cipó e/ou região.


Orientações e recomendações da Unidade:

As atividades a serem desenvolvidas são de campo, em trilhas de longo curso, com duração de dois ou mais dias, e pernoites em acampamento selvagem ou em abrigo. Itens de vestuário, alimentação e acampamento devem ser trazidos pelo voluntário.


O que oferece aos voluntários:

  • O deslocamento da sede do parque ao ponto inicial da trilha poderá ser feito em veículo da unidade nos dias e horários pré-estabelecidos.