SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Chamada Nº 0001/2019
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental, Unidade Organizacional administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O presente estudo tem como objetivo propor um método alternativo não invasivo de indução mitótica para obtenção de metáfases para análise citogenética em peixes. Com base nisso, serão conduzidos dois experimentos no Laboratório de Citogenética de Peixes do CEPTA, de maneira a comparar a eficiência de duas vias de administração de indutor de divisão celular, a via intramuscular e o banho de imersão. No primeiro experimento o indutor será o fermento biológico, amplamente utilizado, enquanto no segundo será um probiótico que contém cepas de cinco bactérias diferentes (Vitafor). Para isso, serão obtidos indivíduos de Geophagus brasiliensis nos tanques de piscicultura do CEPTA, que posteriormente serão mantidos em aquários que representarão os diferentes tratamentos em cada um dos experimentos. A comparação da performance entre os tratamentos será realizada por meio da contagem de metáfases em três lâminas por indivíduo, de 10 peixes de cada tratamento, e posterior análise de variância (ANOVA) entre tratamentos. O principal procedimento para indução de mitoses nos laboratórios de citogenética de peixes é o uso do fermento biológico. Este procedimento faz uso de método invasivo que pode trazer riscos letais ao animal durante o experimento. Assim torna-se necessário o refinamento dos procedimentos atuais para promover o bem estar dos animais que estejam sendo utilizados em experimentos de citogenética animal.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) CEPTA - Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Participar de aulas teóricas sobre citogenética de peixes; Realizar o projeto piloto com descrição prática das atividades do experimento; Administrar solução de fermento biológico como indutor mitótico em 20 peixes da espécie Geophagus brasiliensis, por via intramuscular e por banho de imersão, tendo 10 animais sem tratamento como controle negativo; Realizar a técnica de citogenética convencional em 30 peixes para obtenção de material para análise do experimento.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 5 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 4 de Novembro de 2019 a 28 de Novembro de 2019 - 8h (Diária)
- 12 de Março de 2019 a 29 de Outubro de 2019 - 4h (Semanal)
- 7 de Janeiro de 2019 a 25 de Janeiro de 2019 - 8h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 31 de Dezembro de 2018 - fim: 1 de Novembro de 2019
Público Alvo:
Estudante Universitário.
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.