SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0004/2019

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público

 

RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio Arvoredo) - ICMBio, em parceria com a Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas - FAMAB/SC, torna pública chamada de seleção para o Programa de Voluntariado do ICMBio, para atuação no Parque Natural Municipal Morro do Macaco (PNM Morro do Macaco), localizado em Bombinhas-SC. Os voluntários serão selecionados para atuar nas trilhas existentes dentro do PNM Morro do Macaco com o objetivo de sensibilizar estudantes, moradores, turistas entre outros usuários da trilha sobre a importância das Unidades de Conservação e sua inserção na paisagem local, em especial a ReBio Arvoredo, que é avistada ao longo da trilha e mirantes localizados no interior do PNM Morro do Macaco. Os voluntários selecionados atuarão como Guias Ambientais na trilha do Morro do Macaco, em período e horários pré-definidos, bem como farão o monitoramento dos visitantes, por meio de preenchimento de planilha, agregando assim valor ambiental, cultural e histórico à trilha e informarão sobre as Unidades de Conservação Municipais e sobre a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, sua importância e localização. Auxiliarão também a equipe da FAMAB, na limpeza e manutenção das trilhas. O desenvolvimento de atividades será coordenado por servidor da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB ou colaborador por ele designado, com a supervisão do ICMBio. Os recursos para a realização da presente chamada são provenientes da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) da Prefeitura Municipal de Bombinhas mediante projeto conjunto FAMAB/ICMBio apresentado e aprovado no âmbito do Conselho Gestor da TPA.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO ARVOREDO.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • O monitoramento dos visitantes no Parque Natural Municipal do Morro do Macaco será realizado por meio de preenchimento de planilha, agregando assim valor ambiental, cultural e histórico à trilha. Também serão levantadas informações junto aos visitantes a cerca do conhecimento da existência e importância da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. O monitoramento será realizado pelos voluntários sob coordenação da equipe técnica da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Bombinhas com a supervisão do ICMBio.
  • Os voluntários selecionados atuarão como Guias Ambientais na trilha do Morro do Macaco, em período e horários pré-definidos, com o objetivo de sensibilizar estudantes, moradores, turistas entre outros usuários da trilha sobre a importância das Unidades de Conservação e sua inserção na paisagem local, em especial a ReBio Arvoredo, que é avistada ao longo da trilha e nos mirante localizados no interior do PNM Morro do Macaco.
  • Os voluntários auxiliarão a equipe da FAMAB com a implementação de sinalização, limpeza e manutenção das trilhas do PNM Morro do Macaco.
  • Os voluntários terão base de apoio no início da trilha onde farão a recepção e orientação dos visitantes quanto ao uso da trilha, conduta consciente em ambientes protegidos, a existência da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e suas ilhas que são avistadas do mirante, segurança na trilha, entre outras informações.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 32 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 30 de Janeiro de 2020 a 15 de Abril de 2020 - 16h (Semanal)
  • 1 de Fevereiro de 2020 a 15 de Abril de 2020 - 12h (Semanal)
  • 15 de Janeiro de 2020 a 15 de Abril de 2020 - 12h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 19 de Fevereiro de 2020 - fim: 21 de Fevereiro de 2020


Público Alvo:

O voluntário deve ser comunicativo, gostar de trabalhar em contato com a natureza e com atendimento ao público, não ter problemas com mosquitos e outros insetos e possuir alojamento em Bombinhas e região, uma vez que o trabalho voluntário é desenvolvido ao longo de 4 meses em dias alternados.


Orientações e recomendações da Unidade:

O voluntário deverá seguir as regulamentações específicas da Unidade de Conservação e as orientações do Guia de Voluntários que será disponibilizado para os candidatos selecionados. É obrigatório o uso de tênis e uniforme.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • apoio para alimentação.
  • Uniforme, Protetor solar e Repelente


Critérios de Seleção:

Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa com idade acima de 18 anos. Serão priorizados moradores no entorno do Parque Municipal do Morro do Macaco e estudantes universitários, preferencialmente dos cursos de biologia, oceanografia, gestão ambiental, geografia, jornalismo, publicidade, pedagogia, turismo e áreas afins. São características desejáveis dos candidatos: bom relacionamento interpessoal, capacidade de trabalho em equipe, habilidade para falar em público e proatividade. Serão disponibilizadas 30 vagas para voluntários no período de 15 de janeiro à 15 de abril. O voluntário poderá escolher os dias da semana, o mês ou meses trabalhados de acordo com a sua disponibilidade. Não estamos disponibilizando alojamento, portanto solicitamos que quem não possui ALOJAMENTO EM BOMBINHAS E REGIÃO, NÃO SE INSCREVA. A SELEÇÃO do candidato na presente chamada levará em consideração: • Análise de currículo; • Período disponível para atuação do voluntário no Programa; • Disponibilidade para participar da oficina de capacitação que realizar-se-á no dia 10/12/2019;