SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0003/2019

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público

 

PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Promover maior articulação e integração entre as comunidades do entorno e a equipe gestora do Parque Nacional de São Joaquim. - Contribuir com o ordenamento e monitoramento da visitação ao principal atrativo do Parque, a Pedra Furada -Morro da Igreja - realizar ações de manejo e sinalização de trilhas prioritárias para a gestão do Parque - contribuir com ações de comunicação, divulgação e sistematização de dados

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • apoio e recepção dos visitantes na sede do ICMbio, no portal de acesso ao Morro da Igreja e na sede dos campos de Santa Bárbara
  • sistematização de informações de interesse da gestão; auxilio em atividades de comunicação e divulgação em mídias virtuais; outras atividades de apoio ao trabalho diário no escritório e em campo poderão ser solicitadas.
  • Serão realizadas vistorias, manejo, monitoramento e/ou sinalização de 2 ou 3 trilhas dentro do Parque. A quantidade dependerá das condições climáticas e desenvoltura do grupo nos trabalhos.
  • apoio ao ordenamento e monitoramento da visitação no atrativo Morro da Igreja/Pedra Furada e na recepção aos visitantes na sede do ICMBIo em Urubici

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 6 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 20 de Janeiro de 2020 a 30 de Janeiro de 2020 - 8h (Diária)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 20 de Dezembro de 2019 - fim: 5 de Janeiro de 2020


Público Alvo:

São características desejáveis dos candidatos: bom relacionamento interpessoal, capacidade de trabalho em equipe, pró-atividade, criatividade, comprometimento, pontualidade, presteza e afinidade com a área ambiental; boa capacidade física e disposição para lidar com trabalhos em campo e longas caminhadas sob condições climáticas diversas e adversas; é desejável que o candidato tenha habilidade para utilização de computador, midias digitais, escrita de relatórios e sistematização de dados em planilha Excel. Valorizaremos a candidatura de voluntários moradores da região e do entorno imediato do Parque.


Orientações e recomendações da Unidade:

Os voluntários deverão se programar para chegar um dia antes do início e ir embora um dia depois do final das atividades; o deslocamento até o município de Urubici/SC (sede do ICMBio e local de alojamento) é de responsabilidade do voluntário.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • transporte para realização das atividades.


Critérios de Seleção:

Estão aptos a concorrer às vagas qualquer pessoa com idade acima de 18 anos; os participantes devem estar em boas condições físicas e de saúde pois serão realizadas atividades ao ar livre que requerem bom preparo físico (caminhada média a pesada, terrenos acidentados e condições climáticas diversas).