SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Edital Nº 1/2020
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - FLORESTA NACIONAL DE CAPÃO BONITO
ÁREA TEMÁTICA - Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade
FLORESTA NACIONAL DE CAPÃO BONITO, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) FLORESTA NACIONAL DE CAPÃO BONITO.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Monitoramento da mastofauna Apoio à implantação e monitoramento de transecções, instalação e monitoramento de armadilhas fotográficas para monitoramento da mastofauna de médio e grande porte da Flona de Capão Bonito e do Corredor Ecológico Flona de Capão Bonito-Mosaico de Paranapiacaba; organização e transcrição dos dados de monitoramento; apoio à análise dos dados. 2. Apoio às atividades do projeto “Mapeamento dos grupos de mico-leão preto, Leontopithecus chrysopygus, na Flona de Capão Bonito, como apoio às pesquisas com a espécie”, envolvendo apoio à abertura e demarcação de picadas, censos e georreferenciamento dos grupos e organização dos dados.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) FLORESTA NACIONAL DE CAPÃO BONITO.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
- Pesquisa e Monitoramento - mastofauna Apoio à implantação e monitoramento de transecções, instalação e monitoramento de armadilhas fotográficas para monitoramento da mastofauna de médio e grande porte da Flona de Capão Bonito e do Corredor Ecológico Flona de Capão Bonito-Mosaico de Paranapiacaba; organização e transcrição dos dados de monitoramento; apoio à análise dos dados. Pesquisa e Monitoramento – mico leão preto Apoio às atividades do projeto “Mapeamento dos grupos de mico-leão preto, Leontopithecus chrysopygus, na Flona de Capão Bonito, como apoio às pesquisas com a espécie”, envolvendo apoio à abertura e demarcação de picadas, censos e georreferenciamento dos grupos e organização dos dados.
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 4 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
- 27 de Janeiro de 2020 a 2 de Fevereiro de 2020 - 48h (Diária)
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 26 de Dezembro de 2019 - fim: 16 de Janeiro de 2020
Público Alvo:
Idade maior ou igual a 18 anos. Experiência, aptidão e inclinação para trabalho em campo, por exemplo, condicionamento físico compatível com longas caminhadas. Aptidão para realizar trabalho de campo em condições climáticas adversas, com abundância de insetos e calor/chuva/frio. Afinidade com as questões ambientais e interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Saber trabalhar em equipe. Vacinação contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes do início das atividades (portanto até 17/janeiro/2020).
Orientações e recomendações da Unidade:
Verificar as recomendações do ICMBio e Ministério da Saúde quanto à vacinação para febre amarela, pois estamos em uma área onde já houve surto desta doença. Não temos acesso à internet (dificilmente há sinal, só VIvo).
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- treinamento para a realização das atividades.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- transporte para realização das atividades.
Critérios de Seleção:
Proximidade geográfica à Flona, pois estamos ainda no início do Programa de Voluntariado e ainda aprendendo a implantar as atividades, com períodos curtos de uma a duas semanas; portanto, pode não valer a pena pagar passagens para longas viagens para vir participar.