SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0001/2018

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - FLORESTA NACIONAL DE PIRAÍ DO SUL

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público

 

FLORESTA NACIONAL DE PIRAÍ DO SUL, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) FLORESTA NACIONAL DE PIRAÍ DO SUL.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

---

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) FLORESTA NACIONAL DE PIRAÍ DO SUL.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Atividades de apoio à recepção, orientação e condução de grupo de visitantes, apoio à execução de ações de manejo e sinalização de trilhas e adequações de áreas do uso público.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 4 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 19 de Novembro de 2018 a 7 de Dezembro de 2018 - 4h (Diária)
  • 19 de Novembro de 2018 a 7 de Dezembro de 2018 - 8h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 12 de Outubro de 2018 - fim: 29 de Outubro de 2018


Público Alvo:

Estudantes e profissionais de áreas relacionadas às ciências naturais, turismo ou educação física; moradores do entorno da Unidade, e cidadãos interessados em contribuir para a conservação do meio ambiente. É necessário gozar de boas condições físicas para o acompanhamento de grupos em trilhas que exigem esforço entre moderado e intenso. Imprescindível boa comunicação e habilidades de relacionamento interpessoal. O objetivo é integrar a sociedade ao trabalho da Unidade de Conservação proporcionando experiências práticas a em diferentes atividades de Uso Público, principalmente aquelas relacionadas à visitação: apoio à recepção, orientação e condução de grupo de visitantes, apoio à execução de ações de manutenção e sinalização de trilhas e outras áreas de uso público.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.