SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0002/2020

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA

ÁREA TEMÁTICA - Gestão Participativa/Uso Público/Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade/Atividades Comuns a Diversos Processos

 

PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Promover maior articulação e integração entre as comunidades do entorno e a equipe gestora do Parque Nacional de Jericoacoara. - Minimizar os impactos ambientais negativos sobre os recursos naturais e melhorar a experiência do visitante por meio do manejo da visitação. - Promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes ambientalmente responsáveis junto aos visitantes e aos prestadores de serviços turísticos que atuam no PARNA Jericoacoara. Apoiar a realização de atividades de levantamento, organização, manutenção e sistematização de informações relacionadas ao Uso Público e a gestão participativa, bem como auxiliar em outros assuntos gerenciais da unidade organizacional.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Desembarque da pesca artesanal em praia.
  • Identificação de espécies provenientes da coleta de espécimes do desembarque pesqueiro.
  • Sistematização dos dados coletados do desembarque pesqueiro.
  • Atividades de apoio junto ao Conselho Consultivo do Parque Nacional de Jericoacoara - CONPARNA JERI e aos demais grupos sociais relacionados com a gestão da UC, com ênfase para os pescadores artesanais e operadores de ecoturismo de base comunitária (Passeio do Cavalo Marinho).
  • Serão monitorados os principais atrativos do Parque; "Pedra Furada", "Duna do Por do Sol", "Arvore da Preguiça" e "Passeio do Cavalo Marinho"
  • Sob demanda, poderá ocorrer acompanhamento de grupos de estudantes, pesquisadores, visitantes, nas trilhas e atrativos do Parque.
  • Apoio na realização de capacitação, palestras e apresentações locais, cujo enfoque seja o meio ambiente e o Parque Nacional de Jericoacoara, com destaque para as comemorações da Semana do Meio Ambiente, na primeira semana de junho,
  • Mutirões de limpeza das dependências da sede do Parque, organização do alojamento, confecção de placas de sinalização, dentre outros, sob demanda.
  • Reuniões de construção de regras para elaboração de Termos de Compromisso com pescadores artesanais.
  • Apoio à projeto de pesquisa de resíduos sólidos no Parque Nacional de Jericoacoara.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 6 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 16 de Março de 2020 a 30 de Junho de 2020 - 24h (Semanal)
  • 4 de Maio de 2020 a 19 de Junho de 2020 - 24h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 11 de Fevereiro de 2020 - fim: 26 de Fevereiro de 2020


Público Alvo:

Formação em: Ecologia, Biologia, Turismo, Oceanografia, Geografia, Ciências Sociais, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Psicologia Social ou áreas afins. Experiências desejáveis, de acordo com a formação: pesquisa de campo, aplicação de questionários, monitoramento de desembarque pesqueiro, manejo da visitação, interpretação ambiental, ecoturismo, tabulação de dados. Habilidades desejáveis: saber usar programas de edição de texto (word), planilhas (excel) e apresentações (powerpoint), ter boa escrita, sociabilidade e afinidade para trabalhos em grupo (colaboração) e com grupos sociais diversos, facilidade para lidar com pessoas, clareza e objetividade para se comunicar.


Orientações e recomendações da Unidade:

É desejável que o voluntário possua laptop ou notebook. Importante possuir carteira do SUS. Demais orientações estão contidas no Guia Prático do Voluntário do Parque Nacional de Jericoacoara, que será remetido por e-mail aos selecionados.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • infraestrutura de apoio para hospedagem.
  • transporte para realização das atividades.
  • Acesso à internet.