SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Chamada Nº 0001/2020

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA

ÁREA TEMÁTICA - Proteção Ambiental

 

FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Prevenção e Combate: Reduzir os riscos de incêndios florestais. Aumentar a mão de obra qualificada nas atividades de prevenção e combate a incêndios florestais. Diminuir o tempo resposta aos incêndios florestais. Monitoramento de pesquisa sobre fogo: Propor e coordenar aplicação de protocolos de monitoramento de pesquisa sobre fogo. Realizar Levantamento de dados; Aplicação de questionários; Execução dos protocolos de pesquisa. Comunicação sobre MIF: Apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação e comunicação social, como folhetos, panfletos, mapas, materiais de interpretação ambiental, entre outros; Organização de banco de imagens da unidade de conservação Educação Ambiental sobre MIF: Desenvolver protocolo de abordagem: Desenvolver materiais informativos: Planejamento, coordenação e execução de ações de manejo integrado do fogo, voltadas para o MIF.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) FLORESTA NACIONAL DE BRASÍLIA.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Apoio a queimas controladas e prescritas; Apoio a Combate a Incêndios Florestais; Apoio na organização e segurança dos brigadistas.
  • Desenvolver protocolo de abordagem; Desenvolver materiais informativos; Planejamento, coordenação e execução de ações de manejo integrado do fogo, voltadas para o MIF.
  • Monitoramento de pesquisa sobre fogo: Propor e coordenar aplicação de protocolos de monitoramento de pesquisa sobre fogo. Realizar Levantamento de dados; Aplicação de questionários; Execução dos protocolos de pesquisa. Comunicação sobre MIF: Apoio ao desenvolvimento de ferramentas para divulgação e comunicação social, como folhetos, panfletos, mapas, materiais de interpretação ambiental, entre outros; Organização de banco de imagens da unidade de conservação.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade À distância, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 2 de Maio de 2020 a 31 de Dezembro de 2021 - 10h (Mensal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 1 de Maio de 2020 - fim: 31 de Dezembro de 2020


Público Alvo:

Para Voluntários com a finalidade de apoio a Combate ou queimas prescritas, serão exigidos os comprovantes de curso de formação de brigada ministrado pelo ICMBIO ou IBAMA. Para as demais áreas temáticas vinculadas ao MIF, não será necessário formação em brigada florestal, apenas a suas habilidades profissionais ou empíricas e um bom relacionamento social.


Orientações e recomendações da Unidade:

As linhas de trabalho desenvolvidas nas brigadas voluntárias vão além do combate a incêndios florestais. Na conjuntura do MIF, o trabalho das brigadas voluntárias está intimamente relacionado a atividades de pesquisa, educação ambiental e comunicação


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • transporte para realização das atividades.