SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0002/2020

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Carajás

ÁREA TEMÁTICA - Comunicação

 

ICMBio Carajás, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Carajás.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1 - Apoiar no processo capacitação da equipe de execução dos projetos desenvolvidos pelo ICMBio Carajás, por meio da aprendizagem remota utilizando-se ferramentas tecnológicas. 2 - Promover e divulgar a Unidade de Conservação na região, fortalecendo a participação social em sua gestão por meio da aproximação entre a sociedade e a gestão; 3 - Apoiar as ações de educação ambiental executadas pelo ICMBio e instituições parceiras; 4 - Incentivar a participação da sociedade na gestão, no manejo e na conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. 5 - Aprimorar conhecimentos e habilidades dos voluntários, contribuindo para seu crescimento pessoal e profissional, proporcionando a experiência prática da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais aos voluntários. 6 - Apoiar as ações de comunicação no NGI ICMBio Carajás, tais como preparação de releases para divulgação de eventos em diferentes meios de comunicação interna e externa. 7 - Diagramação de materiais de comunicação e educativos, tais como folhetos, cartilhas, banners, cartazes e outros.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Carajás.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • 1-Pesquisa sobre Mosaico de Carajás : Entender realidade local. Entender temáticas frequentes em UCs. Conhecer diferentes projetos de capacitação existentes. Este tópico é importante para aportar sugestões de publicações de acordo com cada programa executa nas UCs, contribuindo com a visibilidade dos projetos, educação ambiental para além das pessoas impactadas diretamente e alcançar outros objetivos relacionados. 2-Diagnóstico de comunicação: Identificar os canais existentes e atuais estratégias de comunicação adotadas, analisar público e alcance das publicações. 3-Perfil modelo: Listar perfis exemplares para servir de base no guia de boas práticas. Estas referências podem servir de base para um guia de boas práticas de publicações. 4-Definição dos objetivos de acordo com cada canal: Definir que metas se buscam alcançar com cada canal mantido, de maneira a otimizar a mensagem e definir cronograma de publicações. 5-Análise dos recursos disponíveis: Entender quem será responsável pela gestão de cada canal ou geração de conteúdo. Entender as ferramentas (softwares) e processos atuais. Propor mudanças se necessário. 6-Estratégia de comunicação: Definir frequência de atualização de cada canal e tipos de conteúdos. Identificar necessidade de novo meio (interação com participantes). 7-Identificar atividades que podem ser comunicadas ou divulgadas com frequências. Analisar o cronograma de atividades do ICMBio Carajás. 8-Identidade visual: Estabelecer alguns padrões de imagem e escrita para dar unidade às diferentes mídias do Mosaico Carajás. A ideia não é limitar, mas facilitar o trabalho dos responsáveis pelo gerenciamento de redes e também conferir uma “cara” e personalidade aos perfis. 9-Planejamento da estrutura das vídeo aulas: Gravação. Listar equipamentos básico para realização. Elaborar manual com boas práticas para a realização de transmissões, que deve conter checklist pré-gravação. Definição do canal de transmissão. Buscar ferramenta para gravação. Edição. Preparar vinhetas. Verificar materiais gráficos. Edição do material. Organização do material para que possa ser encontrado e compartilhado facilmente, garantindo a continuidade do trabalho. 10-Publicação: Definir se o material será distribuído em outros canais também. Fazer modelo de descrição com seções pré-definidas. 11-Elaboração de materiais educativos em outros formatos: Elencar temáticas, estruturar conteúdo, diagramá-los. Estabelecer formato e estratégia de compartilhamento. Formato: PDF, slideshow, site, publicação em rede social, sequência de emails, etc. 12-Construção de Mailing List: Listar organizações parceiras, meios de comunicação, e outros perfis em rede que podem ampliar o alcance da mensagem. Não necessariamente se trata apenas de uma lista de emails, mas pode ser também uma lista de perfis nas demais redes sociais (instagram, facebook, linkedin, youtube, etc.)

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 1 vagas no total, para atividade À distância, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 9 de Julho de 2020 a 31 de Agosto de 2020 - 8h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • sem data definida

Período(s) de inscrição:

início: 30 de Junho de 2020 - fim: 10 de Julho de 2020


Público Alvo:

1 - Cursando ou formado em curso da área de comunicação. 2 - Ter experiência na área de comunicação. 3 - Ter afinidade com questões ambientais.


Orientações e recomendações da Unidade:

O ICMBio Carajás recomenda que as atividades sejam realizadas na modalidade a distância enquanto durar as medidas de combate ao Covid-19.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.


Critérios de Seleção:

Deve ter a partir de 18 anos completos;  Ter afinidade com as questões ambientais e interesse pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais;  Ser comunicativo e proativo;  Saber trabalhar em equipe;  Ter disponibilidade  Ter experiência com Design gráfico  Ter experiência com produção de release de eventos