SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE
VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Chamada Nº 0003/2018
SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Peruaçu
ÁREA TEMÁTICA - Atividades Comuns a Diversos Processos /Estratégias Para Conservação/Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade/Gestão Participativa/Educação Ambiental/Uso Público/Consolidação Territorial/Produção e Uso Sustentável/Proteção Ambiental/Comunicação/Administração e logística
ICMBio Peruaçu, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.
01 - OBJETIVOS:
Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Peruaçu.
02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
O programa de voluntariado do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu busca engajar a sociedade na gestão destas duas áreas protegidas e potencializar a efetividade e alcance de suas ações com o apoio dos voluntários. E tem como objetivos específicos: - Sensibilizar a sociedade quanto a importância do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu; - Disponibilizar voluntários para o apoio ao Uso Público no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, especialmente nas épocas de maior fluxo de visitantes; - Melhorar a divulgação do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu; - Aumentar a disponibilidade de recursos humanos nas ações de gestão do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu, tornando suas ações mais efetivas, qualificadas, estratégicas, e aumentando a escala de atuação; - Atender a demanda da sociedade de apoiar as ações nas unidades de forma voluntária; - Realizar mutirões no Parque e nas comunidades da APA Cavernas do Peruaçu; - Melhorar a gestão socioambiental e a relação com a sociedade; - Apoiar entidades parceiros no desenvolvimento e execução de projetos na APA e Parque Cavernas do Peruaçu; - Buscar mais parceiros e projetos para gestão e conservação do Parque Nacional e Área de Proteção Ambiental Cavernas do Peruaçu; - Elevar a autoestima e o sentimento de pertencimento dos moradores do Vale do Peruaçu e entorno.
03 - ATIVIDADES:
As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Peruaçu.
O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.
Descrição e atividades previstas:
04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:
Serão oferecidas 0 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):
Data prevista para a divulgação do resultado:
- sem data definida
Período(s) de inscrição:
início: 1 de Janeiro de 2018 - fim: 31 de Janeiro de 2018
Público Alvo:
- Moradores dos municípios e região; - Estudantes de nível técnico e/ou superior; - Prestadores de serviços dos municípios e comunidades; - Pessoas com formação e/ou experiência na área de atuação pretendida para se voluntariar; - Profissionais com experiência e/ou formação em ferramentas SIG; - Preferencialmente jovens, pessoas com experiência em trilhas e atendimento ao público; - Jovens, comunitários, estudantes; - Estudantes, professores, pesquisadores, condutores, espeleólogos e arqueólogos; e - Moradores das comunidades do entorno e interior do Parque e APA Cavernas do Peruaçu.
Orientações e recomendações da Unidade:
Ressaltamos que o Parque e a APA Cavernas do Peruaçu se localiza em um local de difícil acesso e sem sinal de celular. Recomendamos assinar o Termo de Conhecimento de Normas e Riscos da Unidade. Algumas atividades podem ser complementadas a distância
O que oferece aos voluntários:
- orientações sobre o programa e a unidade.
- infraestrutura de apoio para hospedagem.
- apoio para alimentação.