SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0001/2021

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ICMBio Costa dos Corais

ÁREA TEMÁTICA - Educação Ambiental

 

ICMBio Costa dos Corais, Núcleo de Gestão Integrada administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ICMBio Costa dos Corais.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO: Pensando em levar conhecimento sobre ciência ambiental para as crianças, o Laboratório de Conservação no Século 21 (Lacos 21) - ICBS/UFAL desenvolveu um desenho chamado ‘Mar à Vista’ para entreter e educar os pequenos. Com foco em explicar questões ligadas a sociobiodiversidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que é a maior unidade de conservação marinho-costeira do Brasil, os personagens Doutor Dan, Dona Nise, Graci, Tutuca e a pescadora Linda trazem ensinamentos semanais sobre a APA de forma leve, divertida, e repleta de cultura alagoana. O ‘Mar à Vista’ estreou seus episódios animados no dia 20 de junho de 2020. Anteriormente, os personagens, que carregam alagoanidade começando pelos seus nomes - trazendo referências a grandes personalidades de Alagoas -, foram apresentados ao público em pequenos vídeos. Todo o conteúdo produzido está sendo disponibilizado no YouTube do laboratório (http://youtube.com/lacos21), para facilitar o acesso das pessoas que queiram acompanhar com os seus filhos e para professores que queiram utilizar como material lúdico em sala de aula. A iniciativa é parte do Pesquisa Ecológica de Longa Duração Costa dos Corais Alagoas (Peld/CCAL) e conta com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais. Conta também com o apoio do Instituto Ayni de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Social, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 2. OBJETIVOS: Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática de divulgação científica voltada ao público infantil, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo um total engajamento com o universo da ciência ambiental.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ICMBio Costa dos Corais.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 16 vagas no total, para atividade À distância, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 11 de Março de 2021 a 5 de Setembro de 2021 - 10h (Semanal)
  • 11 de Março de 2021 a 5 de Setembro de 2021 - 10h (Semanal)
  • 11 de Março de 2021 a 5 de Setembro de 2021 - 10h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 15 de Março de 2021

Período(s) de inscrição:

início: 10 de Fevereiro de 2021 - fim: 12 de Março de 2021


Público Alvo:

Serão oferecidas 10 vagas no total, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s): 05 de março de 2021 à 05 de setembro de 2021, para interessados que tenham disponibilidade de 10 horas semanais. Descrição das vagas: ● 3 vagas para compor equipe de roteiro, sendo que a equipe será formada para atender conhecimento na área de educação infantil, ciências biológicas e composição de músicas dos episódios (graduandos ou graduados em: Pedagogia, Letras, Biologia, Música, História, Sociologia, Jornalismo ou áreas afins/ ou experiência comprovada); ● 2 vagas para integrar a equipe de divulgação (graduandos ou graduados em: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e áreas afins / ou experiência comprovada); ● 1 vaga para designer/editor (pré-requisito: saber utilizar as ferramentas de edição de vídeo e/ou de imagem). ● 1 vaga para áudiodescrição (pré-requisito: domínio da língua portuguesa). ● 1 vaga para captador de recursos (pré-requisito: experiência em elaboração de projeto, captação de recurso e conhecimento do terceiro setor) ● 1 vaga para tradutor de inglês e/ou espanhol (pré-requisito: domínio da língua inglesa e/ou espanhola) ● 1 vaga para produção de conteúdo didático (pré requisito: saber utilizar ferramentas para diagramação e atender conhecimento na área de educação infantil) Será considerado um diferencial: - Experiência com educação infantil; - Experiência com educação ambiental; - Experiência na elaboração de roteiros; - Experiência na criação de músicas; - Conhecimento de libras; - Experiência com sustentabilidade, administração e captação de recursos; - Experiência com contação de história; - Disponibilidade de tempo; - Experiência com áudiodescrição.


Orientações e recomendações da Unidade:

4. ATIVIDADES: 4.1- Os selecionados nas vagas para equipe de roteiro deverão atuar em: ● Produção de roteiro voltado ao público infantil; ● Adaptação de pesquisas científicas com linguagem clara e lúdica; ● Criação de músicas para ilustrar ações nos episódios; ● Auxiliar na elaboração do storyboard; ● Colaborar com a divulgação do episódio após seu lançamento; ● Revisar o roteiro antes da fase de produção para que a linguagem esteja o mais clara possível para o público infantil; ● Auxiliar nas ideias de enredo para os episódios. 4.2 - Os selecionados nas vagas de divulgação deverão: ● Pesquisar e entrar em contato com assessorias de comunicação de órgãos relacionados ao meio ambiente, educação e cultura e imprensa, em busca de apoio no projeto ou na divulgação dos episódios; ● Entrar em contato com escolas da rede pública e particular para sugerir a exibição dos episódios do Mar à Vista; ● Sistematizar e quantificar o impacto da ação de divulgação; ● Sistematizar abrangência e impacto do projeto; ● Auxiliar na divulgação da cartilha educativa e na elaboração de novos exemplares; ● Auxiliar na gestão e produção de conteúdo das redes sociais do projeto. 4.3 - O selecionado na vaga de designer/editor deverá: ● Auxiliar na edição dos episódios do Mar à Vista. ● Auxiliar na produção de artes - quando necessário - para os episódios (créditos finais, observações, ideias de ilustração) ● Criação de cenários para as histórias e storyboards. ● Auxiliar na produção de conteúdo visual das redes sociais do projeto. ● Auxiliar na produção de material didático complementar sobre o projeto. 4.4 - O selecionado na vaga de áudiodescrição deverá: ● Assistir material audiovisual para estudar a narração descritiva inserida entre os diálogos; ● Traduzir conteudo audiovisual pré-gravado voltado para deficientes visuais (fundamentalmente imagens); ● Gravar locução das narrações descritivas; ● Colaborar com a divulgação do episódio após seu lançamento. 4.5 - O selecionado na vaga de captador de recursos deverá: ● Liderar o processo de planejamento e mobilização de recursos; ● Auxiliar em medidas estratégicas para alavancar as receitas e garantir a sustentabilidade da estrutura e das atividades do projeto. 4.6 - O selecionado na vaga de tradutor de inglês/espanhol deverá: ● Assistir o material produzido (e para produzir) e estudar maneiras de traduzir expressões regionais para o inglês/espanhol; ● Traduzir os episódios para o inglês/espanhol; ● Legendar os episódios a partir de tradução feita. 4.7 - O selecionado na vaga de produção de conteúdo deverá: ● Criar conteúdo didático adequado a diferentes grupos de faixa etária com a temática da animação Mar à Vista; ● Diagramar conteúdo didático criado com o temática da animação Mar à Vista; ● Idealizar e criar jogos educativos com a temática da animação Mar à Vista. Orientações e recomendações da equipe: O/a voluntário/a deve dispor de duas horas diárias, de segunda a sexta-feira, para as atividades do projeto Mar à Vista, em home office (ou horários a combinar). A equipe será supervisionada por membros do Lacos 21 e do ICMBIo APACC. É importante que os voluntários saibam trabalhar sob pressão, prazos apertados e em equipe. Sejam organizados, responsáveis e independentes para pesquisar e buscar soluções, mas ao mesmo tempo tenham uma comunicação muito fluida com toda a equipe. Condições e restrições de trabalho: Necessário possuir computador ou celular e acesso estável à internet para que seja possível a participação em reuniões e acesso aos documentos que serão compartilhados on-line.


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.


Critérios de Seleção:

Será considerado um diferencial: - Experiência com educação infantil; - Experiência com educação ambiental; - Experiência na elaboração de roteiros; - Experiência na criação de músicas; - Conhecimento de libras; - Experiência com sustentabilidade, administração e captação de recursos; - Experiência com contação de história; - Disponibilidade de tempo; - Experiência com áudiodescrição.

Dúvidas, entre em contato: gabriella.scelza@icmbio.gov.br