SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIO DIVERSIDADE


VOLUNTARIADO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Edital Nº 0009/2021

SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO PLANALTO CENTRAL

ÁREA TEMÁTICA - Uso Público/Atividades Comuns a Diversos Processos

 

ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO PLANALTO CENTRAL, Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, comunica aos interessados o processo seletivo de voluntários, no âmbito da Instrução Normativa ICMBio nº 03 de 2016 que dispões sobre o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do ICMBio.


01 - OBJETIVOS:

Proporcionar que voluntários adquiram experiência na prática da conservação da natureza, permitindo ainda a integração comunitária, educação e interpretação ambiental e desenvolvimento sustentável, aprimorando os conhecimentos para formação profissional, educacional e pessoal, promovendo a cidadania junto ao Programa do(a) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO PLANALTO CENTRAL.

02 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL - SINALIZAÇÃO BOTÂNICA Participar da Implementação dos Caminhos do Planalto Central (Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas - Lei CPC - 6.892/2021) e contribuir para o projeto através de métodos participativos. Proporcionar aos voluntários experiência prática na conservação ambiental, integração comunitária, educação e interpretação ambiental, desenvolvimento sustentável e turístico, planejamento e gestão, associados ao Sistema Distrital de Trilhas Ecológicas (Caminhos do Planalto Central - CPC). Compreender a importância da proteção ambiental em Unidades de Conservação, sobretudo por meio de trilhas sinalizadas para uso público, visitação e esportes. Conhecer os fundamentos e técnicas que orientam os processos de implementação e sinalização de trilhas, conforme a Rede Brasileira de Trilhas. Aprimorar conhecimentos para formação pessoal e profissional. Adquirir conhecimentos sobre a flora e as fitofisionomias da nossa região. Desenvolver conhecimento sobre a importância das trilhas para a proteção da flora e conservação ambiental associada aos percursos do CPC.

03 - ATIVIDADES:

As atividades a serem desenvolvidas estão previstas no planejamento da equipe gestora para implementação do Programa de Voluntariado da (o) ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO PLANALTO CENTRAL.

O desenvolvimento de atividades será coordenado por um servidor da Unidade de Conservação ou colaborador por ele designado.

Descrição e atividades previstas:

  • Organizar eventos de capacitação e produção de textos e imagens para informação e sensibilização sobre a flora do cerrado.
  • Confecção de plaquinhas de sinalização. Atividades de campo para identificação e sinalização de indivíduos arbóreos ao longo dos traçados. Identificação e descrição das fitofisionomias por onde passam os percursos do CPC.

04 - VAGAS, DURAÇÃO E PÚBLICO ALVO:

Serão oferecidas 20 vagas no total, para atividade Presencial, distribuídas no(s) seguinte(s) período(s):

  • 2 de Novembro de 2021 a 31 de Agosto de 2022 - 20h (Semanal)

Data prevista para a divulgação do resultado:

  • 1 de Novembro de 2021

Período(s) de inscrição:

início: 15 de Outubro de 2021 - fim: 31 de Outubro de 2021


Público Alvo:

A) Residentes no Distrito Federal B) Interesse por meio ambiente, trilhas ecológicas, desenvolvimento sustentável, comunicação, turismo e trabalho voluntário C) Disponibilidade para atividade em campo e participação em reuniões e atividades de capacitação. D) Acesso a internet


Orientações e recomendações da Unidade:

Transporte oferecido para atividades de campo a partir da sede da APA DO PLANALTO CENTRAL


O que oferece aos voluntários:

  • orientações sobre o programa e a unidade.
  • treinamento para a realização das atividades.
  • transporte para realização das atividades.


Critérios de Seleção:

Disponibilidade para atividades de campo. Conhecimento com as plataformas Google; habilidade para trabalhos manuais; trabalho interpessoal.

Dúvidas, entre em contato: Ricardo Peng